Alguns conceitos-chave da física e da ciência dos materiais são muito empregados no meio corporativo e até em nosso dia a dia. Por exemplo, “ser uma pessoa resiliente”, ou ser alguém “tenaz” e até mesmo “ser alguém frágil” são frases corriqueiras. Importante entendê-las na origem e nas suas aplicações técnicas. Nesse contexto, associe cada conceito ao seu respectivo sentido físico:
Resiliência
Tenacidade
Ductilidade
( ) Capacidade de absorver energia por unidade de volume em regime elástico, retornando ao estado inicial ao cessar a carga.
( ) Quantidade de energia absorvida até a tensão de ruptura do material.
( ) Grau de alongamento provocado até a ruptura do material.
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
2, 3, 1.
3, 1, 2.
1, 2, 3.
3, 2, 1.
2, 1, 3.
Respostas
Resposta:
1, 2, 3.
Explicação:
Ductilidade
A ductilidade representa a medida do grau de deformação plástica a qual o material suportou até a fratura.
Módulo de Resiliência
O módulo de resiliência é dado pela área abaixo da curva tensão-deformação, na região em que a deformação é puramente elástica, e representa a quantidade de energia que o sólido é capaz de absorver deformando-se de forma puramente elástica.
A tenacidade é uma medida da quantidade de energia absorvida por um material quando ele se deforma até a fratura.
não ta na ordem a explicação mas é isso ai
Resposta:
1, 2 e 3
Explicação:
A alternativa está correta, pois a Capacidade de absorver energia por unidade de volume em regime elástico, retornando ao estado inicial ao cessar a carga = Resiliência. Quantidade de energia absorvida até a tensão de ruptura do material = Tenacidade. O contrário da tenacidade é a fragilidade, isto é, os materiais cerâmicos são frágeis e logo pouco tenazes.