POR DENTRO DO TEXTO
stícia e releia os dois parágrafos iniciais. Depois, responda as que
1. Volte à notícia e re
a) Que fato é noticiado?
b) Onde e quando ocorreu?
c) Como e por que aconteceu?
d) Você considera essa iniciativa relevante? Por que?
2. Releia este trecho da notícia:
"Eles trazem as notícias das. quais ficam desconfiados. Começamos como
e saúde, mas os alunos se interessaram também por noticias de entretenimiento
Litoral conta Zilioli a BBC Brasil
Respostas
1) a. O fato noticiado é a atitude de um professor de usar fake news para ensinar os seus alunos, o que é algo muito diferente e criativo.
b. O fato ocorreu no Brasil, no estado de São Paulo, especificamente em uma escola da cidade de Ourinhos, ano de 2018.
c. Aconteceu porque o professor queria ensinar os alunos a identificarem notícias falsas e sempre buscar por fontes confiáveis de informação.
d. A iniciativa é relevante porque conscientiza os alunos, sendo que eles poderão transmitir a iniciativa para seus pais, familiares e conhecidos.
Abraços!
Resposta:
a) Fake News têm sido usadas em uma escola particular do interior paulista para ensinar pensamento crítico e pesquisa científica.
b) Em um colégio particular em Ourinhos (SP), durante o ano letivo de 2018.
c) O professor de ciências Estevão Zilioli desenvolveu um curso semanal voluntário no contraturno para alunos do ensino médio. Os alunos buscam as notícias de cunho duvidoso para análise em sala de aula. Essa iniciativa surgiu em decorrência do debate mundial que tem sido feito sobre as fake News e por seu possível impacto na democracia e na manipulação dos usuários da internet.
d) Resposta pessoal.
02 – a) Os alunos trazem as notícias de caráter duvidoso, buscam informações em fontes confiáveis e seguras que possam ser demonstradas e justificadas por método científico. Resposta pessoal.
B)Nas fontes originais dos fatos ou por meio de pesquisa em artigos acadêmicos, periódicos científicos, IBGE, sites de tribunais eleitorais, entre outros.
C)Em agências de checagem de fatos, como e-farsas, boatos, org. agência Lupa, Aos Fatos, entre outras, e portais de notícias que têm seções específicas para esse tipo de consulta.
Explicação:
Espero ter ajudado!! :-D