• Matéria: Biologia
  • Autor: gioalvs4
  • Perguntado 6 anos atrás

Preciso urgente!!!! É para amanhã cedo e não sei como fazer.

Anexos:

Respostas

respondido por: Anônimo
1

Resposta: É o seguinte nesse exercício ele está te pedindo os processos de eletrização, o que é necessário para eles ocorrerem, etapas necessárias para a eletrização e resultado final após a eletrização.

Explicação:

Um dos primeiros processos de eletrização que ele te dá é por atrito, as condições necessárias para isso são dois corpos neutros (um corpo que tem a quantidade prótons igual a quantidade de elétrons, fazendo com que a carga sobre o corpo seja nula) conforme ele fala. Imagina dois corpos (Tudo o que você imaginar tem átomo, consequentemente tem prótons e elétrons, são coisas que fazem parte de um átomo) o vidro e a lã, inicialmente eles são dois corpos neutros, o que eu faço pra dar carga a eles? Simplesmente, eu os esfrego, imagina que o vidro vai perder elétrons para a lã (ou seja ele ficará carregado positivamente (com número maior de prótons do que de elétrons)),  logo a lã vai ficar carregada negativamente (com número de elétrons maior do que o número de prótons), como um vai perder elétrons e o outro vai ganhar elétrons, os corpos vão terminar com carga de sinal contrário, mas mesmo módulo (módulo é assim, imagina se o vidro tiver carregado positivamente com valor de carga +2C (C é Coulomb - unidade de carga), já que ele perdeu elétrons pra lã, logo a lã vai ficar com -2C , pois ela ganhou elétrons.

Outro processo de eletrização é eletrização por contato, imagina dois corpos, por exemplo, uma borracha e um apontador, imagina que a borracha ela está carregada positivamente já o apontador ele está neutro (com número de prótons igual ao número de elétrons), se você colocar eles dois em contato o que vai acontecer é que a borracha vai roubar elétrons do apontador (isso não significa que ela vai ficar carregada negativamente, ela só pegou alguns elétrons do apontador), logo o apontador irá ficar carregado positivamente. O resultado disso será que os dois corpos vão estar carregados, pois as cargas se distribuem em ambos os corpos e as cargas entre os dois corpos terminam com mesmo sinal. A borracha e o apontador vão ficar carregados positivamente).

E o outro processo de eletrização é por indução, imagina uma esfera neutra e existe outro corpo carregado positivamente próximo dela (chamado de indutor). O que vai acontecer é que a presença de um corpo carregado vai induzir a separação das cargas no neutro, logo as cargas da esfera vão ficar polarizadas (de um lado vai estar as cargas positivas e do outro as negativas), é importante lembrar que a esfera continua neutra, mesmo as cargas delas estando distanciadas uma da outra. Para dar eletrização a essa esfera (é um exemplo) você conecta um fio condutor de elétrons nela com a terra, o que vai acontecer é que os elétrons da terra vai subir através do fio para a esfera. (lembrando que o corpo carregado positivamente, conforme eu disse acima, ele ainda está próximo da esfera). Logo a esfera estará eletrizada, carregada negativamente, para mantê-la eletrizada, você deve cortar o fio e afastar os corpos (a esfera e o indutor), e ao final os corpos vão estar carregados e as cargas deles terminam com sinais contrários.

respondido por: rei0108992
0

Resposta:

colégio Almeida dos santos

Explicação:

sei onde VC mora, estuda sei tudo sobre VC

Perguntas similares