QUESTÃO A
Conforme Henriques (2017, p.30): “Tudo o que diz respeito à construção, ao uso e à escolha das palavras (...) pode sugerir dentro da frase um valor expressivo para o que pretendemos comunicar. Quando isso acontece, temos figuras de linguagem”. No diálogo abaixo, há um diálogo entre um casal que utiliza uma figura de linguagem muito comum em nosso dia a dia. Atente-se, principalmente, para o fato de que as palavras destacadas não se referem às marcas propriamente ditas.
Marido: Você comprou o Nescau para o bebê?
Mulher: Comprei Nescau e Maizena também. Ambos estavam faltando em nossa dispensa.
Marido: Você chegou a colocar em sua lista, Gillette, para mim?
Mulher: Ah... me esqueci.
Explique, a partir do fragmento de texto acima, qual seria essa figura de linguagem presente e quais produções de sentido ela nos permite ter?
Respostas
A figura de linguagem presente no texto é a METONÎMIA, que consiste na substituição de um termo por outro que têm entre si relação próxima, de contiguidade.
No caso, é o uso do nome da marca substituindo o nome do produto.
Está presente em "Nescau", "Maizena" e "Gillete".
Esse uso produz o efeito de criticar o apelo da publicidade em nossas vidas e a incorporação das marcas de produtos de tal forma que esses nomes passam a ser o nome "oficial" dos produtos, mesmo que sejam de outras marcas
Resposta:Figuras de linguagem são recursos de nosso idioma para tornar as mensagens que emitimos mais expressivas e significativas. Esses recursos podem dar o efeito de exagero, ausência, similaridade, lirismo ou estranheza, priorizando a alteração da construção das sentenças ou a semântica (o significado) ou a sonoridade (a forma). Metonimia significa uma palavra substituída por outra,quando os dois termos possuem uma proximidade de sentido (contiguidade). A figura de linguagem presente no texto é a metonímia que consiste na substituição de um termo por outro que tem entre si relação proxima de contiguidade. No caso é o uso do nome da marca substituindo o nome do produto . Esta presente em nesta última, maisena e gillette. Esse uso produz o efeito de criticar o apelo da publicidade em nossas vidas e a incorporação das marcas dos produtos de tal forma que esses nomes passam a ser o nome oficial dos produtos, mesmo mesmos que sejam de outras marcas.
Explicação: