1) O que pensamos ser o ser humano?
2) Por que o homem ou ser humano tornou-se um perigo para si mesmo?
Respostas
1) No pensamento kantiano, o ser humano é um ser racional e auto-consciente, capaz de agir de maneira distinta de um mero espectador, de tomar decisões e executá-las com a consciência de perseguir interesses próprios.
Então, o ser humano se distingue na natureza por sua racionalidade, por sua capacidade de auto-regulação e consequente, construção de sociabilidade. Vivemos juntos porque queremos e porque precisamos uns dos outros, porque através do outro, sei quem sou.
Porém, objeto de muitos estudos, estão as nossas paixões, nossos sentimentos. Para sobreviver e nos individualizar, desenvolvemos ideias que nos ligam mais a utilidade de nossos atos, seja em relação ao outro, seja em relação à natureza em que vivemos.
2) Podemos entender que o ser humano tornou-se um perigo para si mesmo, na medida em que observamos que muitas das suas relações são voltadas para o egoismo e para fins utilitários.
Construímos ideologias políticas, sistemas econômicos, dogmas religiosos, que ao contrário de nos unir como semelhantes, nos afastaram por diferenças. E somente o que pode ser útil tem validade.
Destruímos a natureza visando lucro, desperdiçamos nosso potencial em armas destrutivas para justificar soberanias, fazemos pouco causo da miséria em que vivem milhões de pessoas. E isto é muito perigoso.
Bons estudos!