Respostas
língua espanhola, todo mundo conhece mais ou menos mesmo sem ter feito aulas de espanhol. A gente é capaz de balbuciar algumas palavras ou frases.
Porém, a gente conhece relativamente sua história? Ela, que é tão próxima da gente, conheceu várias peripécias antes de chegar a dominação linguística que percebemos hoje.
Ela tem vários sotaques e se parece muito com várias línguas a começar com o português. Se não, todas as línguas de origem latina têm muitas semelhanças como o francês, o italiano, o catalão...
Descubra, etapa por etapa, a grande história da língua espanhola!

Andrés
PROFE DE ESPANHOL
5.00(17)R$65/h
1a aula grátis!
A grande história do catalão e da língua espanhola
A língua espanhola é a terceira mais falada no mundo no século XXI (depois do mandarim e do inglês). Entre todas as línguas estrangeiras, ela é ensinada nos quatro cantos do mundo em aulas de espanhol por vários estudantes: vocabulário (palavras, léxica, expressões, frases...), expressões orais ou comunicação oral, pronúncia, conversação, gramática...
A melhor forma de saber tudo sobre a língua espanhola é vivendo in loco
O aprendizado do espanhol é proposto em quase todos os países. Mais de 20 têm o idioma como língua materna! Além do castelhano, a história da Espanha é muito rica e também vale a pena ser contada.
Mas antes de tudo isso, foi preciso fazer várias peripécias para concluir o nascimento dessa linguagem. Entre o século III e I a.C., os romanos conquistaram a Península Ibérica, não deixando a língua basca persistir. Depois disso, somente uma língua era permitida e falada: o latim (latim escrito e latim popular).
No século V, a invasão dos visigodos trouxe alguns toques germânicos ao latim vulgar. Depois, com a invasão dos mouros, milhares de palavras do árabe se incrustaram na língua latina. Aliás, é a partir de 800 que o castelhano fez sua aparição depois de várias vitorias territoriais feitas pelos bascos. Os séculos se passaram, a monarquia espanhola se formou e, então, o castelhano se expandiu mais ainda. Mas foi na Reconquista (reconquista cristã nas terras do sul da Espanha das populações muçulmanas) com todo o poder do reino de Castilha que o castelhano foi se propagando.
O século de ouro e as conquistas do Novo Mundo permitiram o espanhol de se difundir progressivamente no mundo: nas Américas (central e sul) e nas Filipinas.
Mas o declínio do império espanhol veio no século XIX. E com ele, as diferentes guerras de independência das colônias espanholas espalhadas em todo mundo. Com isso, os movimentos separatistas vieram e as outras línguas ganharam espaço como o catalão e o galego. Mas o castelhano guarda todo o seu poder!
Porém, com o governo ditatorial de Franco, as outras línguas como o catalão, o andaluz foram proibidas. Através dessa medida, o povo foi obrigado a falar só espanhol e ficou ressentido por não poder falar as línguas regionais.
Catalão e língua espanhola: quais são as diferenças?
Então, vocês entenderam! O espanhol tal como a gente conhece hoje é o castelhano. Uma linguagem que a gente pode aprender na escola (aulas de espanhol), na internet (espanhol online), em aulas de línguas no centro de uma escola de idiomas, na universidade (estudar espanhol na graduação, pós-graduação, doutorado em Letras) ou em um intercâmbio linguístico.
É possível aprender espanhol na Espanha (aulas de espanhol em Barcelona, Madrid ou em outras cidades), na América Latina (exceto Brasil, Suriname e Guiana Francesa) ou Central. Uma imersão total para adquirir as competências linguísticas necessárias para se transformar em um verdadeiro bilíngue.