O mito (mythos) designa compreensão e explicação de mundo, com isso, podemos afirmar que o pensamento mítico...
A)questiona o verdadeiro sentido do mundo ao passo que possibilita ao homem uma abertura reflexiva.
B)subverte as explicações racionais que o homem primitivo dispunha.
C)se contrapõe às explicações dos pré-históricos.
D)possibilita um primeiro contato com as explicações de mundo, mas são substituídas pela tentativa de explicação racional e demonstrável.
Respostas
Podemos afirmar que o pensamento mítico:
D) possibilita um primeiro contato com as explicações de mundo, mas são substituídas pela tentativa de explicação racional e demonstrável.
O pensamento mítico é uma forma de explicar aspectos essenciais da realidade em que vivi: a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens de um povo, bem como seus valores básicos.
O mito caracteriza-se, sobretudo pelo modo como estas explicações são dadas, ou seja, pelo tipo de discurso que constitui. O próprio termo grego mythos significa um tipo bastante especial de discurso, o discurso fictício ou imaginário.
Por ser parte de uma tradição cultural, o mito configura assim a própria visão de mundo dos indivíduos, assim, o pensamento mítico pressupõe a adesão, aceitação dos individuas, na medida que justifica sua experiência do real.
O surgimento do pensamento filosófico, racional, não significa o desaparecimento por completo do mito, que sobrevive ainda que vá progressivamente mudando de função, passando a ser uma parte da tradição cultural de um povo, e não mais uma forma básica de explicação da realidade
Bons estudos!