No século XI o sistema feudal entrou em crise. Nesse período surge os elementos pré-capitalistas, como o desenvolvimento do comércio das cidades, e também a criação de uma nova classe social, o que acabou sendo a ruína dos senhores feudais.
SAMPAIO, André Cesar Furlaneto. Planejamento Urbano e Meio Ambiente. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.
Assim, com base no período histórico descrito acima e no surgimento dos elementos pré-capitalistas, analise as asserções abaixo:
I. Novos interesses econômicos e políticos se consolidaram com o comércio intenso entre ocidente e oriente. As atividades nas cidades se ampliaram e o comércio foi um dos grandes fatores de intensificação do meio urbano.
PORQUE
II. Mesmo as grandes capitais europeias se beneficiaram muito pouco dessa fase, em razão do crescimento das cidades iniciar antes mesmo da possibilidade de ascensão de uma economia, reconhecida como sendo a transatlântica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Respostas
I é verdadeira, já que base econômica da Europa (ou, ao menos, de grandes partes dela) mudou da agricultura para o comércio, algo que beneficiava não só os mercadores, como também as monarquias centrais, já que o comércio exigia um tipo de integração política que o feudalismo não poderia estabelecer.
II é falsa, já que as cidades europeias, e em especial as suas grandes capitais, se beneficiaram muito do período, que marcou o fim do isolacionismo europeu, preparando o terreno para que, já no Século XV, as Grandes Navegações fossem empreendidas e a Europa colonizasse outros continentes.
Resposta:
1ª É Verdaderira a 2ª é falsa
Explicação:
Verifica-se então que o comércio foi um dos grandes fatores que ocasionaram a intensificação do meio urbano, tendo, dessa forma, as grandes capitais europeias se beneficiado com seu crescimento que surgira após a ascensão de uma economia transatlântica (GRECO, 2012 apud VARGAS et al., 2014)
Na asserção II diz beneficiaram muito pouco