• Matéria: História
  • Autor: lauravjll2103
  • Perguntado 7 anos atrás

Quais são as características do Egito Antigo???
Alguém poderia me ajudar por favor <3 <3 <3

Respostas

respondido por: rogerdaniel
11

Resposta:

Primeiramente gostaria de dizer que a história política do Egito pode ser dividida em tres períodos:

Antigo Império(cerca de 2680-2180 a.C. ) :

Época em que os faraós e seus funcionários coordenaram a construção de grandes obras públicas. Ex: As tres piramides que são muito famosas no egito( Quéops, Quéfren e Miquerinos).

Médio Império( cerca de 2040-1780 a.C. ) :

Período em que os egípicios expandiram seu território em direção ao sul, conquistando a Núbia, região rica em minerais , entre quais o ouro. Apesar da prosperidade material, o Egito se enfraqueceu por causa das guerras e revoltas internas. Os hicsos, povo originário da Ásia Central, atravessaram, então, o deserto e invadiram o Egito, permanecendo lá por 170 anos.

Novo Império( cerca de 1580-1070a.C. ) :

Esse periodo inicia-se com a expulsão dos Hicsos. Os faraós do Novo Império organizaram um poderoso exército com cavalaria e carros de combate e, depois de reconquistar a Núbia, ocuparam a Síria a Fenícia e a Palestina,estendendo seus domínios até o rio Eufrates, na Mesopotamia. Tudo isso deu um poder ainda maior ao faraó.

  • No Egito antigo as chances de ascensão social(quando um indivíduo sobe de classe na sociedade) eram mínimas. Quase sempre o indivíduo nascia e mrria pertencendo ao mesmo grupo social.
  • Para os Egípicios, o Faraó era mais que um ser de origem divina: era o próprio deus.
  • Além disso, era considerado o dono de todas as terras do Egito, por isso recebia impostos pagos em produto, acumulando assim enorme riqueza.

Os Altos Funcionários e os Sacerdotes

Os altos funcionários do governo tinham posição de destaque na sociedade. O principal deles era o VIZIR(maior autoridade depois do Faraó).

Ele chefiava a polícia e controlava a justiça e arrecadação de impostos.

ESCRIBAS:

Eles estudavaam desde os 5 anos em escolas especiais. Com conhecimento de cálculo, leitura e escrita, eles controlavam toda a vida econômica do Egito. os escribas rabalhavam para o Estado, para os Templos e para o Exército.

Já os sacerdotes executavam os serviços religiosos e administravam os templos, que geralmente eram muito ricos, graças às oferendas feitas pela população.

Artesãos, comerciantes e militares

Os artesãos egípicios ( carpinteiros,ferreiros,joalheiros ) eram conhecidos no mundo antigo. com madeira faziam móveis,barcos. com adobe,(tipo de tijolo) areia e pedra, construiam casas e palácios. Com papiro, produziam papel e uma variedade de outros objetos.

Noa períodos de maior prosperidae, como por exemplo, no Novi Império, o comércio externo e interno cresceu, possibilitando o aumento e a riqueza dos comerciantes . Com as guerras de conquista durante o Novo Império, os militares do Egito antigo também conseguiram riqueza e prestígio.

Os camponese e os escravos

Os camponeses, constituíam a maioria da população e tinham uma vida muito difícil. Nas propriedades agrícolas eles faziam todo tipo de serviço e, em troca, recebiam apenas uma pequena parte do que plantavam. Ainda tinham que pagar um imposto em produto(cereais), que era recolhido aos armazéns do Faraó, eles tambem trabalhavam em obras públicas, como abertura de estradas.

Os escravos eram, geralmente, prisioneiros de uerra e faziam os trabalhos mais pesados e perigos em minas, pedreiras e nas grandes obras públicas.

A religiosidade Egípicia

A religiosidae era um traço fundamental da sociedade egípicia, todos acreditavam na existencia de uma vida após a morte.

Os egípicios eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. Entre os mais conhecidos estavam: Osíris, deus da vida após a morte; Ísis, irmã e esposa de Osíris; e Hórus, o filho deles. Entre os muitos deuses egípicios estava tambem Amon-Rá considerado criador do Universo. Enquanto Amon-Rá era o mais temido e mais cultuado oficialmente, Osíris era o mais popular dos deuses egípicios. Além de crer na vida após a morte, os egípicios acreditavam que toda pessoa, ao morrer, era julgada no Tribunal de Osíris. Em caso de absolvição, a alma podia reocupar o corpo ao qual pertencera. Mas, para isso, diziam os egipicios, era necessário que o corpo estivesse em condições de recebê-la. Isso explica porque os egipicios desenvolveram tecnicas de mumificação.

A múmia era colocada num sarcófago; este era posto numa urna funerária(caixão) e conduzido até o túmulo. Lá costumavam-se deixar vários objetos como armas, joias e alimentos que, posteriormente, segundo acreditavam os egipicios, teriam grande ultilidade para  morto.

Obs: A riqueza e a variedade dos objetos dependiam das condições de cada um.

CURIOSIDADE: Para alguns historiadores, o Egito é um presente do Rio Nilo. Já para outros, foi graças à acão humana que o egito eixistiu

OBRIGADA PELA ATENÇÃO! BJS!!!

Anexos:

rogerdaniel: espero ter ajudado está em negrito cada tópico. Que fala de um assunto diferente de acordo com o q vc quer ler
lauravjll2103: Poxa vida! muito obrigada <3
lauravjll2103: E desculpe por não te responder de imediato :)
rogerdaniel: dnd linda se precisar estou aqui para ajudar
rogerdaniel: e obgda por marcar como melhor resposta
rogerdaniel: A propósito eu sou uma garota só pra vc saber
rogerdaniel: rsrsrsrs
rogerdaniel: agradeço dmais pela melhor resposta bjs
respondido por: joelmadantax
3

Resposta:

Presença de um forte e preparado exército para conquistas e proteção das terras. - O Egito Antigo era dividido em nomos, espécies de regiões administrativas. - Economia concentrada na produção agrícola, realizada nas margens férteis do rio Nilo. - Também criavam animais: bois, porcos, ovelhas, cabras, patos e gansos.

Perguntas similares