A política indigenista se desenvolveu lançando mão de diferentes mecanismos de poder, entre os quais o da tutela (Ferreira). Podemos encontar nesse regime tutelar específico uma regulação pautada no domínio e em formas coercivas, em que a instituição nomeada tutora tinha aparatos legais para controlar todo o contingente da sociedade indígena”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 24-28, 2015. p.24. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, sobre o Serviço de Proteção ao Índio, identifique a alternativa que aponta qual seria a função dessa política indigenista. A Liberar terras. B Liberar a discriminação. C Liberar o racismo. D Liberar os mecanismos de poder. E Liberar o regime tutelar.
Respostas
A alternativa E está correta.
As comunidades indígenas desde o período da colonização vem sofrendo severamente com as mudanças ocorrentes em nosso país.
Questões como o desmatamento, a perda de tribos, línguas, culturas e valores entre os diferentes povos indígenas, apesar de ser velado pela sociedade, são crimes hediondos, e, por isso, órgãos de proteção indígena como a FUNAI, o sistema de cotas, e, a proteção do governo federal, são medidas e programas que apenas colocam os índios como parte da sociedade, visto que o que foi perdido não poderá ser recuperado.
Por fim, o papel dos índios na formação da nossa cultura é de extrema importância principalmente pela formação da língua, comunicação e miscigenação, que mesmo não observadas.
Resposta:
A. Liberar terras.
Explicação:
"A criação do SPI com a função de liberar terras[...]"