• Matéria: Psicologia
  • Autor: marcosbruzzi
  • Perguntado 7 anos atrás

A partir da reflexão sobre a Teoria dos Sistemas, o sociólogo francês Edgar Morin (2006b) postula que a chave de toda a compreensão do enfoque sistêmico está no conceito de complexidade e propõe uma compreensão da realidade fundada no entendimento das relações dinâmicas entre as partes que compõem esta realidade e a totalidade resultante da interação das partes. Outro princípio que Morin (2006a) aponta como sendo chave para a compreensão do paradigma da Complexidade e o “Princípio Dialógico”. Segundo o autor, na construção da realidade estão presentes duas logicas: uma geradora de continuidade e outra geradora de descontinuidade, ou em outros termos, uma promotora de estabilidade e outra promotora de instabilidade. Estas duas logicas não são simplesmente justapostas, mas necessárias uma a outra. O princípio dialógico não coloca em oposição fenômenos como ordem e desordem ou natureza e cultura, mas entende os mesmos como simultaneamente concorrentes, antagônicos e complementares".

GRZYBOWSKI, Carlos Tadeu. Introdução a Psicologia: Aplicação Pastoral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.

Porque o princípio da complexidade de Edgar Morin apresentado no livro da disciplina tem relação com os casos apresentados no MAPA?

Respostas

respondido por: Matheusieti
5

Pelo fato da teoria dos sistemas se preocupar com o relacionamento das partes em uma constituição como o todo.

Essa totalidade se dá pela interdependência de todas as partes de uma mesma sociedade.

A teoria dos sistemas busca soluções para a produção de teorias e formulações na aplicação da realidade.

Para a teoria dos sistemas, o sistema social possui uma estrutura que possibilita a resolução acerca das relações auto-significativas.

Perguntas similares