• Matéria: ENEM
  • Autor: famisici9750
  • Perguntado 7 anos atrás

Um analista de uma indústria produtora de fitoterápicos fez a análise de um lote de boldo-do-chile (Peumus boldus) comprado na forma de droga vegetal pulverizada. Segundo a Instrução Normativa n.° 5, de 11 de dezembro de 2008, que determina a lista de medicamentos fitoterápicos de registro simplificado, deve-se detectar e dosar a substância boldina nas amostras dos medicamentos.Considerando o exposto acima, avalie as afirmativasa seguir.I.A boldina é considerada um marcador, sendo sua presença necessária para se atestar a qualidade da droga vegetal.II.A boldina é um alcaloide e, por isso, sua análise qualitativa pode ser feita por cromatografia em camada fina, utilizando-se o reagente de dragendorff como revelador.III.A análise da amostra de boldo se baseia na detecção e dosagem da boldina, descartando a análise macroscópica e/ou microscópica, uma vez que a amostra encontra-se na forma pulverizada.Nessa situação, é correto o que se afirma emO’ \ \ \, apenas.O I e II, apenas. O I e III, apenas. O• II e III, apenas. O I, II e III.

#ENADE

Anexos:

Respostas

respondido por: lucelialuisa
9

Somente as afirmações I e II estão corretas (Alternativa B).

Vamos analisar as afirmações:

I. CORRETA: A buldina é o composto ativo do boldo-do-chile, assim, sua determinação qualitativa e quantitativa é uma forma direta de atestar a qualidade do fitoterápico.

II. CORRETA: Pode se usar cromatografia de camada delgada como descrito para identificar a presença de buldina.

III. INCORRETA: Como o material se encontra pulverizado, ou seja, em pó, a analise microscópica também pode ser utilizada para atestar sua qualidade, uma vez que os princípios ativos possuem morfologia característica.

Espero ter ajudado!

respondido por: bsantos08
0

Resposta:

I e II estão corretas

Explicação:

DNM

Perguntas similares