A portaria do Ministério da Saúde n° 154, de 24/2/2008, criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). O objetivo da portaria é ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolutividade, apoiando a inserção da Estratégia da Saúde da Familia (ESF) na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica.Tendo em mente esses aspectos, o foco do papel do fonoaudiólogo no NASF deve se voltar paraI.a realização de ações intersetoriais.II.a participação da construção de projeto terapêu- tico singular.III.o exercicio do papel de apoio matricial, dando suporte às ações de atenção básica.IV.a realização de ações voltadas à integralidade do cuidado na alta complexidade.V.a realização de triagem fonoaudiológica e en- caminhamento para atendimento fonoaudioló- gico hospitalar.São corretas nesse contexto apenas as afirmaçõesO’ I, II e III. O I, III e IV. O I, IV e V. @ II, III e V. O II, IV e V.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
Somente as afirmações I, II e III estão corretas.
Vamos analisar as afirmações:
I. CORRETA: O fonoaudiólogo no NASF deve estar inserido em todas as ações do núcleo, uma vez que pode usar sua expertise na resolução de diversos sintomas do paciente.
II. CORRETA: A partir de sua permeabilidade, deve fazer parte da construção de um projeto terapêutico voltado a necessidade do paciente.
III. CORRETA: Também deve estar integrado as atenções básicas.
IV. INCORRETA: Não tem atribuições para cuidado de casos de alta complexidade.
V. INCORRETA: Pode passar por triagem porém não é feito encaminhamento, pois o tratamento pode ser feito no núcleo.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás