A mastite é uma afecção muito comum na produção de gado leiteiro. Entretanto, o problema pode ser minimizado com boas práticas de manejo. Uma dessas práticas visa permitir o tempo necessário para que o músculo esfíncter papilar se feche após a ordenha. Um bom manejo pode até, em certos casos, dispensar o uso do gel selante usado nos tetos. Sabendo que esse esfincter, por ser um músculo liso, demora cerca de 15 a 20 minutos para se fechar completamente, e que este é o tempo em que as vacas precisam evitar o contato com o solo a fim de não haver contaminação, conclui-se que é mais recomendávelÔ não fornecer alimentação no cocho e colocar saliências na cama para evitar que as vacas se deitem após a ordenha.O fornecer silagem na sala de espera para que não seja contaminada a sala de ordenha, e usar o gel selante mesmo assim.O fornecer ração no cocho de ordenha e colocar saliências na cama para gerar desconforto na vaca, evitando que ela se deite durante o período de fechamento do esfíncter.@ fornecer silagem ou feno no cocho da sala de ordenha e afastar a área de cama o mais distante possível da sala de ordenha para que a vaca ande pelo tempo de fechamento do esfincter.O não fornecer alimentação no cocho de ordenha e instalar um fenil para as vacas que saírem da sala de ordenha para que fiquem em pé pelo tempo necessário do fechamento do esfíncter.
#ENADE
Respostas
A alternativa E) não fornecer alimentação no cocho de ordenha e instalar um fenil para as vacas que saírem da sala de ordenha para que fiquem em pé pelo tempo necessário do fechamento do esfíncter.
Em relação aos cuidados com o gado de leite e o comportamento do esfincter mamário, é importante que os responsáveis pelo gado não forneçam alimento no cocho de ordenha.
O alimento pode ser disponibilizado em um fenil alto para as vacas após a ordenha, é uma forma de manter os animais em pé
Caso as vacas deitem logo após a ordenham, o esfincter mamário servirá de porta de entrada para agentes patogênicos, podendo vir a desenvolver mastite.
Espero ter ajudado!
Resposta:
não fornecer alimentação no cocho de ordenha e instalar um fenil para as vacas que saírem da sala de ordenha para que fiquem em pé pelo tempo necessário do fechamento do esfíncter.
Explicação:
Corrigido pelo DNM