As leishmanioses são zoonoses que, apesar de acometerem anualmente cerca de dois milhões de pessoas em 88 países e apresentarem franca expansão urbana, são doenças negligenciadas. No contexto epidemiológico, o cão doméstico representa a principal fonte de infecção dos flebotomíneos, que transmitem a doença aos humanos e outros a hospedeiros. Em relação à vacina atualmente disponível para cães, há controvérsias acerca de sua capacidade de neutralizar a fonte de infecção e de produzir falsos positivos, o que compromete o perfil epidemiológico da doença. Da mesma forma, o tratamento de animais portadores da doença é problemático, pois a utilização de medicamentos de uso exclusivo humano é oficialmente proibida, já que esses medicamentos permitem que a fonte de infecção permaneça ativa por mais tempo.O médico veterinário tem participação decisiva no controle das leishmanioses, sendo responsável e atuante em todas as fases da cadeia epidemiológica da doença. De acordo com o código deontológico médico veterinário, o clínico que atende um cão com suspeita de estar acometido dessas enfermidades deveÔisolar o doente, prevenir vetores e investigar comunicantes. O iniciar tratamento, isolar o doente e vacinar os comunicantes.O isolar e transferir o doente para tratamento, notificar e monitorar comunicantes.Ôdiagnosticar e confirmar, proceder à eutanásia do doente confirmado e vacinar comunicantes.O investigar origem, diagnosticar e confirmar, notificar, indicar a eutanásia do doente, acompanhar e monitorar comunicantes.
#ENADE
Respostas
A resposta correta é a letra E, que aponta que investigar origem, diagnosticar e confirmar, notificar, indicar a eutanásia do doente, acompanhar e monitorar comunicantes. É a escolha correta.
A leishmanioses, conhecida como calazar pela população é transmitida por mosquito e acomete mamíferos, alguns são mais susceptível que outros assim se sabe que devido seu risco de contaminação para humanos é considerada como uma Zoonoses.
Ao se identificar deve-se levantar de onde pode ter se originado esse foco e caso os animas estejam contaminados terá que ser sacrificado, pois não se tem uma cura para esse mal, exitem apenas prevenção que é usado coleiras para afastar os mosquitos dos aminais domésticos.
Resposta:
E) O investigar origem, diagnosticar e confirmar, notificar, indicar a eutanásia do doente, acompanhar e monitorar comunicantes.
Explicação:
Corrigido pelo AVA