Um paciente de 24 anos de idade, procurou uma clínica para tratamento odontológico. Após os exames anamnésico, clínico e radiográfico, foi constatada a necessidade de substituição da coroa total do dente 11, devido a infiltração, fenda marginal e alteração da cor. A desadaptação da restauração proporcionou também acúmulo de biofilme e cálculo na região e, como consequência, o contorno gengival apresentava-se com hiperplasia importante.Considerando a exigência estética do paciente, assinale a alternativa que melhor contempla os procedimentos a serem executados para o caso clínico descrito.A substituição imediata da coroa insatisfatória seria a melhor maneira de se resolver o problema periodontal na região inflamada, principalmente se o material escolhido for a cerâmica, que apresenta lisura de superfície superior a qualquer outro material restaurador. O tratamento periodontal não cirúrgico é indicado e poderia ser executado após o procedimento de moldagem para a coroa definitiva, pois, enquanto o laboratório de prótese estivesse confeccionando a coroa definitiva, o cirurgião dentista estaria realizando os procedimentos necessários para o restabelecimento da saúde gengival do paciente. A indicação cirúrgica é a primeira opção nesse caso, antes da remoção da coroa, para que sejam observados os parâmetros de altura gengival, situação em que a restauração antiga já poderia permanecer como coroa provisória, reduzindo-se o tempo de tratamento.Após a remoção da coroa insatisfatória, deve-se iniciar por raspagem sub e supra-gengival, refinamento do preparo, confecção e cimentação de coroa provisória, para restabelecer a forma original e adequada do contorno gengival. Posteriormente, deve-se verificar a necessidade de cirurgia plástica gengival antes da confecção da coroa definitiva.0Diantedasnovasfilosofiasdeintervençãoodontológica, a preservação de estrutura dentaltorna-se o ponto principal a ser observado em tratamentos restauradores. Sendo assim, uma pequena inflamação gengival poderia ser considerada tolerável e poderia auxiliar no mascaramento da interface cervical da restauração, evitando-se a necessidade de extensão do preparo no sentido subgengival.
#ENADE
Respostas
A alternativa correta é a (D), após a remoção da coroa insatisfatória, deve-se iniciar por raspagem sub e supra-gengival, refinamento do preparo, confecção e cimentação de coroa provisória, para restabelecer a forma original e adequada do contorno gengival. Posteriormente, deve-se verificar a necessidade de cirurgia plástica gengival antes da confecção da coroa definitiva.
Considerando um paciente que precisa de um tratamento odontológico, em que depois da realização de exames anamnésico, clínico e radiográco, tenha sido diagnosticada a necessidade de substituição da coroa total do dente 11.
Temos que os procedimentos que devem ser adotados são os seguintes: depois da remoção da coroa insatisfatória, deve-se começar a raspagem sub e supra-gengival, refinamento do preparo, confecção e cimentação de coroa provisória.
Bons estudos!