A fenomenologia provê uma maior restauração cultural por reconhecer a validade das artes e das ciências na atitude natural, e também a validade do senso comum, da prudência na ordem prática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOCOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. São Paulo, Loyola, 2004. p. 72.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre a fenomenologia, analise as sentenças a seguir:
I. Um dos objetivos de Husserl, ao elaborar suas proposições teóricas, era o de elevar efetivamente a filosofia ao patamar de ciência.
II. Uma das primeiras tentativas de atualizar a filosofia ficou conhecida como neokantismo, sendo a fenomenologia a segunda dessas propostas.
III. Ao se fazer ciência, a fenomenologia acabou por desprezar, em algumas instâncias, as contribuições da área das humanidades.
Agora, assinale a resposta correta:
A I
B I e II
C III
D II e III
E II
Respostas
A alternativa A está correta.
A fenomenologia anda na contramão do senso comum.
A partir dos conhecimentos sobre o conceito fenomenologia criado pelo filósofo Edmund Husserl e suas práticas aplicadas na pedagogia, podemos afirmar que:
A importância do termo se da através do estudo de como um conjunto de fenômenos se manifestam, ou seja, como um método que busca nos apresentar e entender a vivência dos pacientes, além de compreender a percepção deste mesmo paciente quanto o mundo ao seu redor.
Resposta:
B I e II
Explicação:
As sentenças I e II são corretas, visto que, crítico do naturalismo e do historicismo, Edmundo Husserl (1859-1938) tinha o desejo de alçar a filosofia a um efetivo patamar científico. "Nesse contexto, surgiram basicamente duas grandes propostas de superação dos impasses ocasionados pela interpretação do psicologismo do conhecimento. A primeira delas foi o neokantismo [...] [e a] segunda proposta foi a de Edmund Husserl” (livro-base, p. 134). Já a sentença III é incorreta, visto que a fenomenologia está pautada na área das humanidades enquanto “os positivistas, muitas vezes, foram longe demais, desprezando a contribuição das humanidades” (livro-base, p. 92).