• Matéria: Psicologia
  • Autor: universitariofeliz
  • Perguntado 7 anos atrás

Questão 2/10 - Psicologia do Esporte
Atente para a seguinte citação:
“[...] toda psicologia aplicada ao esporte é psicologia do esporte. Já há algum tempo pode-se considerar que a Psicologia do Esporte tenha como meio e fim o estudo do ser humano envolvido com a prática do exercício, da atividade física e esportiva competitiva e não competitiva, muito embora nem sempre tenha prevalecido essa perspectiva entre estudiosos e práticos da área [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Rubio, K. Da Psicologia do Esporte que temos à Psicologia do Esporte que queremos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2007.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade, sobre a compreensão do corpo na Psicologia do Esporte no século XX, é correto afirmar que:

A O corpo passou a ser compreendido pela Psicologia do Esporte considerando os aspectos cognitivos, sem considerar os aspectos físicos.

B A Psicologia do Esporte buscou compreender o corpo como uma força de trabalho útil e trouxe para a Educação Física o controle do corpo.

C A Psicologia do Esporte se deu a partir da necessidade de modificar o pensamento dos sujeitos na relação corpo-estética.

D A indústria do consumo estético contribuiu para o surgimento do controle do corpo na Psicologia do Esporte.

E As transformações do corpo no século XIX surgiram pela necessidade da Educação Física em inovar-se, gerando lucro à indústria estética.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
7

C A Psicologia do Esporte se deu a partir da necessidade de modificar o pensamento dos sujeitos na relação corpo-estética.

A união entre Psicologia e Educação Física promoveu a criação da área da Psicologia do Esporte, movimento essencial ao desenvolvimento das práticas esportivas, que já se mostram como um fenômeno sociocultural.

Com isso, profissionais da área puderam auxiliar atletas a nível sócio-emocional, o que tem levado os mesmos a melhores desempenhos, pelo fato de lidar com obstáculos com mais resiliência.

respondido por: guilhermejoaopones
2

Resposta:

LETRA B

Explicação:

A Psicologia do Esporte buscou compreender o corpo como uma força de trabalho útil e trouxe para a Educação Física o controle do corpo.

“Psicologia do Esporte surgiu no século XX, a partir de condições presentes no século anterior quando, entre outras coisas, o corpo passou a ser entendido como útil para a força-de-trabalho e esse entendimento criou um ambiente importante para o surgimento da Educação Física como mediadora no controle do corpo, conforme será abordado posteriormente” (Texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade, p. 149).

Perguntas similares