As listas podem conter ou não conter elementos repetidos e que, para determinar o número de listas que podem ser formadas, além de utilizarmos o princípio multiplicativo, podemos também utilizar as Árvores de Decisão. Em Combinatória, existem diferentes tipos de agrupamentos (ordenados ou não) que recebem os nomes específicos de Arranjos, Permutações e Combinações. Com base em seu conhecimento, analise as afirmativas a seguir. I. Permutação é um caso especial de combinação. II. Os agrupamentos do tipo combinação, por não serem ordenados, não são considerados listas; III. No arranjo, se mudarmos a ordem dos elementos de certo agrupamento, obteremos um novo agrupamento; IV. Na combinação, mudando a ordem dos elementos de certo agrupamento, obtemos o mesmo agrupamento. Dentro do contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Respostas
Estão corretas as afirmações II, III e IV.
Esta questão está relacionada com análise combinatória. Por meio da análise combinatória, é possível estudar e definir a quantidade de maneiras diferentes que um evento pode ocorrer. Dentre os métodos de análise combinatória, temos o arranjo, a permutação e a combinação, entre outros.
I. A permutação é um caso especial de arranjo, calculada por n!. Falso.
II. Os agrupamentos do tipo combinação não são considerados lista. Verdadeiro.
III. No arranjo, a ordem dos elementos importa, então a mudança dessa ordem forma novos agrupamentos. Verdadeiro.
IV. Na combinação, a ordem dos elementos não importa, então podemos mudar essa ordem e obtemos a mesma combinação. Verdadeiro.
e) II, III e IV, apenas. corrigido pelo AVA