o uso do oxe ! e uma das marcas mais caracteristicas da fala pernambucana e também de outros estados nordestinos . como essa forma surgiu
Respostas
O Oxe é o diminutivo do termo oxente, que tem sua origem na expressão "ó gente". Assim como o próprio termo original, o oxe foi transformado por conta das variações linguísticas, as modificações na oralidade e as necessidades contextuais encontradas pelos falantes da língua.
É muito interessante notar como as palavras ganham diferentes formas com o decorrer dos anos de seu uso. Em Minas Gerais o uso da expressão "ó gente" é comum, sem que recaia com muita frequência em qualquer alteração próxima do oxente ouvido no nordeste e, em especial, em Pernambuco.
Um outro termo que tem origem semelhante é o termo vixe, derivado da expressão virgem Maria, por isso frequentemente ouvido como vixe Maria.
A expressão "oxe" compreende uma variação linguística da palavra "oxente", típica da região pernambucana, e de outras, regiões do Nordeste Brasileiro, representando uma expressão de surpresa ou indagação.
Expressões Regionais
O Brasil compreende um país extremamente diverso, ao mesmo tempo em que comporta a união de muitas culturas, como ocorre a utilização de diferentes expressões idiomáticas em cada região. Uma marca destas expressões compreende a expressão "oxe", que é de origem pernambucana, mas em virtude da Internet, se disseminou para todo o Brasil.
Portanto, a utilização do termo "oxe" torna-se uma variedade linguística bastante comum a ser utilizada por outras regiões, em função da globalização, assim como a popularização de termos coloquiais.
Mais sobre expressões regionais: brainly.com.br/tarefa/46199992