A responsabilidade por grande parte das resistências às mudanças está relacionada à Cultura organizacional, e à origem da cultura, ou seja, como o homem adquiriu esse processo. Laraia (2009) Apud Struett e Azenha (2020) apontam duas explicações para a formação cultural, sendo que uma está relacionada ao determinismo biológico e o outra ao determinismo geográfico.
Adaptado de STRUETT, Mirian Aparecida Micarelli; ALBUQUERQUE, Ricardo Azenha Loureiro. Conceitos da Administração e Ética Empresarial.
(Reimpressão revista e atualizada). Maringá-Pr.: UniCesumar, 2020.
A respeito da formação cultural explicada por Laraia (2009), avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. O determinismo biológico estaria relacionado à transferência genética.
II. O determinismo geográfico prega que o desenvolvimento cultural teria influência do meio no qual o indivíduo se encontra.
III. Ambas as teorias, do determinismo biológico e do determinismo geográfico ainda são consideradas válidas para explicar a formação cultural do indivíduo.
IV. Há muitos aspectos além da genética que contribuem para o desenvolvimento cultural das pessoas, assim a teoria do determinismo geográfico perdeu sua validade.
marjore100:
qual a resposta
Respostas
respondido por:
9
I, II e IV estão corretas.
Embora as definições de determinismo biológico e geográfico estejam corretas, sabe-se que ambas além de serem ultrapassadas, reforçam o preconceito e a discriminação, de uma forma geral.
Diante disso, o desenvolvimento cultural se dá a partir da evolução natural das sociedade, por meio das experiências, valores, noções, que são desenvolvidas por meio da interação social, o que implica na existência da própria diversidade cultural, a qual deve ser respeitada.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás