Lojas-conceito e o marketing de varejo
O que é uma loja-conceito?
“Em uma época que muito se fala de experiência do cliente e transformação digital, nada mais natural que essas duas tendências se encontrarem”. E isso vem ocorrendo nos pontos de venda. Cientes da importância de envolver os clientes, engajando-os junto à marca, empresas de diferentes segmentos vêm investindo na abertura de lojas-conceito, que trazem não só uma nova forma de apresentar os produtos e serviços, como também permite criar vínculos a partir de novas experiências. "Podemos dizer que as marcas estão correndo atrás de se conectar com os seus consumidores e começam a entender que o ambiente físico é uma plataforma fundamental para concretizar uma experiência de valor", destaca Camila Salek, sócio-fundadora e diretora criativa da Vimer Experience Merchandising.
A especialista explica que o espaço da loja-conceito é um ambiente muito livre para uma marca criar, experimentar e explorar a oferta de uma experiência diferenciada e isso a torna uma oportunidade de ponto de contato importante entre marca e consumidor. "Mais do que um ambiente de consumo, a oferta passa a ser a de um ambiente de experiência, um hub social, atmosfera de convívio que envolve marca e consumidor." A tendência está, justamente, nessa ideia de um ambiente no qual a marca possa ir além da venda do produto e ofertar uma experiência que resulte na conexão com o consumidor, segundo Camila.
Tanto que a experiência do cliente deve ser o foco. Ela cita o fato de hoje vivermos um contexto no qual o consumidor não precisa sair de casa para comprar, "então se o cliente está na loja, é preciso valorizar essa oportunidade de contato para estabelecer uma conexão". "Claro que o grande objetivo final está centrado em vendas, mas isso de repente você também consegue no seu site, mas e na sua loja? Qual o diferencial que a experiência desse canal vai agregar na relação que o consumidor tem com a sua marca?" Assim, esse deve ser visto como um momento de reestabelecimento da relação entre marca e consumidor.”
(Fonte: Por que ter uma loja-conceito? Revista Cliente as, 2017. Disponível em . Acesso em jan. 2020. Adaptado).
As lojas-conceito, também chamadas de flagship store, são uma tendência mundial. “Há duas coisas nos que levam a fazer compras: necessidade ou desejo. Mas e se o conceito da marca e de seus produtos for apresentado de um jeito inovador, oferecendo uma experiência tão agradável que a compra ganhe outra motivação?”
(Fonte: DIAS, Alex. Você sabe o que é uma flagship store? Blog do Senac. Disponível em . Acesso em jan. 2020. Adaptado).
Algumas empresas que possuem lojas-conceito:
Rede de hipermercados Carrefour: inaugurou uma loja-conceito em 2017, em São Paulo, com paredes de vidro para que o cliente pudesse ver os cortes de carne; instalou totens para retirada de cupons promocionais e autosserviço para pagamento.
Riachuelo: a varejista de moda inaugurou uma loja conceito em 2019, em São Paulo, com o diferencial de ser um guia de compras; oferece o modelo de “Clique e Retire”; totens para pagamento; moda casa exclusiva dessa loja; interação com o espelho do provador para escolha de cores, tamanhos, solicitar novos itens sem precisar de um atendente; ajustar a luz do provador para simular uma festa; customização de peças de roupas, com estampas impressas na hora; e costureira para pequenos ajustes. Tudo isso ainda divulgado nas redes sociais.
Samsung: inaugurou em 2019, em São Paulo, uma nova loja que é mais moderna e tecnológica. O novo layout inclui espaços para teste de produtos com consultores especializados na linha Galaxy.
Desenvolvido para promover a imersão no mundo dos games, um dos espaços da nova loja conta com televisão, fones de ouvido, smartphones e pufes para melhor acomodar os jogadores e assim proporcionar uma maior proximidade com os produtos da marca.
Analise o texto e os exemplos de loja-conceito e pesquise outros exemplos de loja-conceito.
Baseado em seus estudos do Bloco II – Composto de Marketing aplicado ao varejo (produtos e serviços, comunicação e distribuição); Evolução da criação de valor; Ciclo de vida das empresas; e Bloco III Responda:
De que forma as lojas-conceito são uma inovação para o varejo?
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
loja é um ambiente determinado para o vínculo de venda de produtos o trocas de mercadorias etc
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás