Uma das perspectivas que abarca o desenvolvimento socioemocional é a teoria histórico-cultural de Vygotsky (2010), compreendendo-o como “a interligação de um sistema de reações influenciado pelo meio social em que cada sujeito está inserido” (PISKE, 2013, p. 12). Nesse ponto de vista, o desenvolvimento socioemocional aponta para o caráter social aprendido e das emoções que, por sua vez, suscitam pensamentos e ações. Com base nesta perspectiva, Piske (2013) afirma que o desenvolvimento socioemocional refere-se às vivências que os indivíduos apresentam em seu contexto histórico e cultural, as quais envolvem sentimentos e emoções, caracterizando-o como um fenômeno com um propósito, sentido e significado social
Respostas
A perspectiva denominada de teoria histórico-cultural de autoria de Vygotsky é uma das mais abrangentes no que diz respeito ao desenvolvimento socioemocional. Tal teoria compreende tal desenvolvimento como uma interligação de um sistema de reações que sofre influência do meio social.
O desenvolvimento socioemocional possui relação direta com o contexto histórico e cultural ao qual o indivíduo se encontra inserido.
Bons estudos!
Resposta:
APENAS II
Explicação:
Fazer investimentos ao que tange na construção do indivíduo por completo é de extrema importância para poder preparar uma pessoa para os desafios que a esperam não só no presente, mas também no futuro.
O educador possui uma parte nessa responsabilidade, pois parte da vontade dele de trabalhar o desenvolvimento socioemocional de uma individuo, porém o dia-a-dia e os pais são os maiores responsáveis por isso.
O local em que o indivíduo nasceu possui extrema importância no seu desenvolvimento socioemocional, pois lá foi introduzido uma cultura a qual deve ser levada em consideração antes de avaliar alguém.