Quais as consequências da dependência de gás natural russo para a população dos
Países da Europa Ocidental?
Respostas
Resposta:
a Rússia detém as maiores reservas de gás natural do mundo. O país também é rico em petróleo, cuja produção só perdeu, em 2012, para as dos Estados Unidos e da Arábia Saudita. Toda essa riqueza natural e a distância relativamente pequena tornou a Europa dependente das importações de combustíveis fósseis da Rússia
As consequências para da dependência do gás natural russo para os países da Europa ocidental são:
- Aumento da dependência energética da Europa em relação à Rússia, o que pode fazer com que o governo russo se fortaleça;
- Possibilidade de prejudicar a indústria em caso de corte do abastecimento;
- Utilização do fornecimento do gás para fazer exigências em outras áreas que não esteja ligado ao setor energético;
- Possibilidade de aumento do preço ou encerramento do fornecimento do gás em caso de algum conflito na Rússia.
O fornecimento de gás natural russo para a Europa
Países da Europa ocidental como Alemanha, utilizam o gás natural para a geração de energia e principalmente como matéria prima para o funcionamento da indústria.
Inaugurado no ano de 2021, o gasoduto Nord Stream 2, faz ligação direta entre a Rússia e a Alemanha, além do gasoduto Nord Stream, que passa pela Ucrânia e foi construído no ano de 2011.
O consumo do gás russo para a Europa corresponde a cerca de 30%. A produção de energia é um recurso estratégico para qualquer país para ser utilizado na geração de eletricidade e para a utilização em processos industriais.
A falta de recursos naturais que possam ser utilizados de maneira sustentável na Europa ocidental, faz com que alguns desses países sejam dependentes do fornecimento do gás russo, já que importar o produto de outras fontes seria mais caro.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre o gás russo na Europa Ocidental em: https://brainly.com.br/tarefa/25085774