• Matéria: Pedagogia
  • Autor: flashldr
  • Perguntado 7 anos atrás

De acordo com as reflexões propostas na disciplina “Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula”, é possível identificar a existência de elementos fundamentais para a gestão da sala de aula, entre eles o planejamento. Deste modo, leia o fragmento do artigo “O Planejamento de aula: um instrumento de garantia de aprendizagem", de Annaly Schewtschik, apresentado a seguir:

Para Vasconcellos (2000), o planejamento deve ser compreendido como um instrumento capaz de intervir em uma situação real para transformá-la. É uma mediação teórico-metodológica para a ação consciente e intencional que tem por finalidade fazer algo vir à tona, fazer acontecer, para isto é necessário estabelecer as condições materiais, bem como a disposição interior, prevendo o desenvolvimento da ação no tempo e no espaço, caso contrário, vai se improvisando, agindo sob pressão, administrando por crise.

Tem-se reservado ao planejamento a função de direcionar o trabalho para que ele aconteça conscientemente, organizando e proporcionando mudanças. No campo da educação o planejamento tem um caráter condicionado a essa transformação, pois ao final da execução deste espera-se que o objetivo seja alcançado e promova uma mudança de comportamento do aluno frente ao conhecimento.

Podemos ver que Menegolla e Sant’Anna (2002) também corroboram com essa ideia de transformação do planejamento, contudo lhe dá uma conotação mais efetiva. Para eles, o ato de planejar não é uma ação milagrosa para os eventuais problemas de ensino e aprendizagem, mas que sem ele a atividade educativa deixa de ser democrática e transformadora.

Ainda segundo Vasconcellos (2000), do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções. Segundo ele “planejar" é elaborar o plano de intervenção na realidade, aliando às exigências de intencionalidade de colocação em ação, é um processo mental, de reflexão, de decisão, por sua vez, não uma reflexão qualquer, mas grávida de intenções na realidade”. (VASCONCELLOS, 200, p.43)

O autor dá ao planejamento o significado de intervenção na ação e de reflexão sobre essa ação, de modo a intervir na realidade. É nesse aspecto que o ato de planejar assume uma importância conscientizadora de transformação, sem a qual não se poderia promover mudanças.

Agora, a partir de suas reflexões e estudos, escreva por quê o planejamento é importante para a gestão da sala de aula.

Respostas

respondido por: Matheusieti
19

O planejamento escolar parte da fundamentação das atividades dentro da educação, que, no Brasil tem respaldo da Lei de Diretrizes Básicas.

Ele está associado a promoção do incentivo e necessidade de educar a população.

No Planejamento pedagógico o projeto deve reunir propostas de ação concreta a executa-as durante  um determinado período de tempo.

Ele possui caráter político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, atuando de forma coletiva e individual na sociedade.

Perguntas similares