1- A palavra destacada “amaríssimo” é um adjetivo e está no superlativo absoluto sintético. De qual palavra “amaríssimo” é derivada? Qual poderia ser a intenção do narrador-personagem ao empregar o superlativo?
( A ) Amargo. O uso desse adjetivo no superlativo pelo narrador-personagem descreve apenas as características físicas de José Dias.
( B ) Amargo. O uso desse adjetivo no superlativo pelo narrador-personagem mostra a vida muito metódica de José Dias, o qual gostava de usar superlativos, uma forma de intensificar as palavras, já que sua vida era comedida, até amarga.
( C ) Amoroso. O uso desse adjetivo no superlativo pelo narrador-personagem mostra como José Dias se vestia de forma cerimoniosa e como era estimado.
( D ) Amoroso. O uso desse adjetivo no superlativo pelo narrador-personagem mostra apenas como José Dias se vestia de forma cerimoniosa.
Respostas
Resposta: A palavra "amaríssimo" é derivada do adjetivo amargo.
Explicação: E a intenção do narrador-personagem ao empregar o superlativo era mostrar a vida muito metódica de José Dias, o qual gostava de usar superlativos, uma forma de intensificar as palavras, já que sua vida era comedida, até amarga.
"Amaríssimo" está no grau superlativo absoluto sintético, que é formado pelo acréscimo de sufixos, como -íssimo ou -érrimo ao adjetivo original.
Resposta:
Letra B: Amargo. O uso desse adjetivo no superlativo pelo narrador-personagem mostrava a vida muito metódica de José Dias, o qual gostava de usar superlativos, uma forma de intensificar as palavras, já que sua vida era comedida, até amarga.
Explicação:
"Amaríssimo" está no grau superlativo absoluto sintético, que é formado pelo acréscimo de sufixos, como -íssimo ou -érrimo ao adjetivo original.