1) Desde 2001, o governo brasileiro cobrava do leite em pó importado uma taxa antidumping de 14,8% no caso da União Europeia e de 3,9% no caso da Nova Zelândia. No caso do leite, a equipe econômica fez uma investigação do período entre 2007 e 2012 e concluiu que essas duas condições básicas para o dumping não estavam mais ocorrendo. No período, o Brasil sequer importou leite em pó da Nova Zelândia e as compras da Europa foram na faixa de US$ 40.000,00 por mês. Por isso, decidiu-se não prorrogar a sobretaxa, como pedia o setor. A conclusão da Fazenda foi que”não é provável” que o problema constatado em 2001 volte a ocorrer. O leite em pó importado responde por apenas 2,4% do consumo nacional, mas isso não impediu que houvesse uma reação forte do setor agrícola. Fonte: CALEIRO, João Pedro. Entenda a polêmica do leite que deixou produtores bravos com o governo. Disponivel em:. Acesso em: 20 out. 2019. Com base no trecho apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I - A sobretaxa do leite em pó Neozelandês objetiva barrar essa estratégia ilegal de precificação. PORQUE II - O governo ao adotar essa prática de antidumping evita a prática de precificação abaixo do nível vigente no mercado atual. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Respostas
respondido por:
8
Apenas a afirmativa II está correta.
A sobretaxa do leite em pó Neozelandês é uma estrategia de precificação, que no mercado, é vista como algo protecionista, gerando problemas de mercado.
Porém, essa pratica é pouco útil, tendo em mente que quase todo o consumo de leite em pó se da no meio interno.
As medidas antidumping visam impedir que empresas estrangeiras fixem preços mais competitivos e baixos em relação aos produtos nacionais.
Espero ter ajudado!
rogenisp:
Essa resposta está errada. A resposta correta é a letra A. As duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
respondido por:
30
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás