Respostas
Resposta:
A Trigonometria consiste num importante estudo relacionado aos princípios Matemáticos. Em razão de sua complexa dinâmica de estudos, envolvendo inúmeras leis trigonométricas, é responsável pelo desinteresse de boa parte dos alunos. E esse desinteresse é agravado por alguns profissionais que não priorizam o ensino dos conteúdos trigonométricos, embutindo em seus planejamentos apenas situações básicas.
Dessa forma, os índices de rejeição ou desistência nos cursos superiores ligados à área de exatas envolvendo a Trigonometria projeta altos dados percentuais.
O aluno que não desenvolveu certa base de estudos sobre esses assuntos, com certeza terá dificuldades extremas no ensino superior. Diante desse fator, a escola, juntamente com o professor de Matemática, precisa criar mecanismos determinantes capazes de reverter esse quadro. O primeiro seria ensinar a trigonometria a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, antecipando os fundamentos básicos sobre seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo e, se possível, no círculo trigonométrico. No Ensino Médio, procurar estabelecer uma sequência de estudos, que, de forma eficaz e segura, renderá aos alunos um excelente entendimento. Estimule os alunos quanto à resolução cotidiana de exercícios, demonstrando a importância da Trigonometria na Engenharia.
Veja os conteúdos relacionados à Trigonometria pertinentes ao 9º ano do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, de forma sequencial:
Trigonometria no triângulo retângulo.
Conceitos trigonométricos relacionados ao círculo trigonométrico.
Estudo das funções circulares e construção de gráficos.
Relações trigonométricas, relações fundamentais, relações decorrentes e identidades trigonométricas.
Equações e inequações trigonométricas.
Transformações trigonométricas.
Crie uma lista envolvendo regras, fórmulas e valores de ângulos e distribua aos alunos para que utilizem como fonte de pesquisa imediata na resolução de exercícios.
Explicação passo-a-passo: