Respostas
Resposta:
Medicina
Coronavírus: o que sabemos e o que esperar da nova infecção respiratória
Especialistas explicam o que é o novo coronavírus, originário de Wuhan (China), quais seus sintomas e o risco de ser transmitido em larga escala no Brasil
Por Diogo Sponchiato, André Biernath
26 fev 2020, 18h00 - Publicado em 24 jan 2020, 14h41
Um novo vírus que ataca o sistema respiratório e se espalhou a partir da região de Wuhan, na China, foi classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como emergência internacional. Ele pertence à família dos coronavírus, um grupo que reúne desde agentes infecciosos que provocam sintomas de resfriado até outros com manifestações mais graves, como os causadores da Sars (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Aguda Grave) e da Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).
“Falamos de uma ampla família de vírus, que acometem praticamente todas as espécies, de répteis a mamíferos”, contextualiza o infectologista Celso Granato, do Fleury Medicina e Saúde. De acordo com as investigações ainda em andamento, o novo coronavírus pode ter origem em serpentes ou morcegos — inclusive se especula que a ingestão de um desses animais teria originado o surto.