Respostas
Resposta:
Os mexicanos comemoram o dia dos namorados de forma diferente dos brasileiros. O dia de San Valentín é comemorado no dia 14 de fevereiro e não envolve somente casais apaixonados e sim todos os amigos e pessoas que você gosta.
Explicação:
Mas vamos voltar um pouquinho no tempo e relembrar o porquê de se comemorar esse dia. Na verdade existem mais de uma lenda à respeito do dia de San Valentín, mas a mais conhecida é que na Roma antiga, no século III, vivia um sacerdote chamado Valentín. Nessa época quem governava era um imperador chamado Cláudio III, que em um dado momento resolveu proibir o casamento para os jovens – ele achava que os homens eram melhores soldados se não tivessem uma esposa e família para se preocupar.
San Valentín foi contra o decreto do imperador e começou a realizar os matrimônios em segredo para os jovens apaixonados. O imperador descobriu e mandou prender e executar o sacerdote no dia 14 de fevereiro de 270 (isso é só um pequeno resumo da história de San Valentín que é muito mais rica em detalhes). O Papá Gelasio, estabeleceu então que a data 14 de fevereiro seria a data de sua comemoração. Isso ocorreu entre os anos de 496 e 498 depois de Cristo. Existe uma basílica na Itália, na cidade de Terni que guardam os restos mortais de San Valentín e leva seu nome. Todo dia 14 de fevereiro existe uma comemoração lá e os apaixonados fazem votos de se casar no próximo ano. Legal, né? Acho que a maioria das pessoas ( incluindo eu!) achava que o costume de comemorar o Dia de San Valentín é recente, mas não é não. O costume nasceu na Grã Bretanha e na França durante a idade média entre o fim do Império Romano e meados do século XV. Os americanos adotaram o costume no século XVIII. Aqui no México, como disse acima, se comemora o dia do Amor e da Amizade, os mexicanos acreditam que o amor só existe se houver também a amizade, por isso o nome dado à esse dia especial. O mundo inteiro tem uma forma especial de comemorar essa data.