Alguém faz um resumo pequeno sem muito detalhe sobre o livro Memórias de Brás Cubas??? É pra amanhã gente, urgentee!!!
Respostas
A obra tem início com a declaração da morte de Brás Cubas, cujo narrador e protagonista relata suas memórias depois de ter sido vítima de pneumonia.
Pertencente a uma família abastada do século XIX, Brás Cubas narra primeiramente sua morte e enterro onde apareceram onze amigos.
Por conseguinte, ele relata diversos momentos de sua vida, desde eventos da sua infância, adolescência e fase adulta.
Espero ter ajudado!
Memórias de Brás Cubas é um livro de romance que retrata o Realismo no Brasil.
No começo da obra o protagonista (o narrador que conta a história ou na verdade as suas memórias depois de ter falecido) narra o seu óbito em que salienta morrer solteiro aos 64 anos de idade, com uma pneumonia.
Brás Cubas o "defunto-autor" fala sobre o emplasto que retrata ser a invenção de um medicamento sublime que se torna uma ideia fixa e de tal forma que o tenha levado a morte.
Virgília a amante do protagonista que escolheu Lobo Neves como seu esposo em vez de Brás Cubas visita Brás já muito doente e dois dias depois regressa com o seu filho.
Este narra também um episódio de delírio, descrevendo um diálogo cujos interlocutores são a Razão e a Sandice ( mesma coisa de tolice e loucura).
O protagonista da história narra desde o seu nascimento, procedendo o seu "grão pecado da juventude" com Virgília, fala também sobre as reações da família como também as visitas e faz uma breve referência do seu batizado.
Narra também sobre o que aconteceu com a comemoração promovida pela família ao acontecimento sobre a queda de Napoleão Bonaparte.
Conta o seu primeiro beijo com o seu primeiro amor a prostituta Marcela, que revela muito dispêndio a nível financeiro com ricos presentes, de modo a levar a família a ruína da falência.