• Matéria: Biologia
  • Autor: brasilvieira
  • Perguntado 7 anos atrás

Admita a existência de uma doença neurodegenerativa, de manifestação tardia e progressiva, que promova a morte de todos os afetados pouco mais de 10 meses após o início da manifestação de seus sintomas. Essa doença é ocasionada por um alelo autossômico dominante com penetrância completa, ou seja, os indivíduos afetados podem ser homozigotos ou heterozigotos. O gráfico a seguir indica a relação entre a idade dos indivíduos a porcentagem de pessoas portadoras do alelo que manifestam a doença.

Se um casal com 36 anos tiver um filho, a chance de a criança apresentar o fenótipo da doença é de

Respostas

respondido por: mariannebatista07
14

Resposta: Letra “A”

Explicação: Admitindo que a doença neurodegenerativa promove a morte dos afetados pouco mais de 10 meses após o início da manifestação dos sintomas, a observação do gráfico e a informação de que o casal possui 35 anos indica que essas pessoas não possuem o alelo dominante que condiciona a doença.

Sendo assim,

P: aa × aa

G: a a

F: aa

A probabilidade de um filho do casal expressar a doença é de 0%.

respondido por: mayaravieiraj
8

Se um casal com 36 anos tiver um filho, a chance de a criança apresentar o fenótipo da doença é de  0%.

Como esse exercício diz respeito a genética, devemos considerar que a doença neurodegenerativa acaba promovendo a morte dos afetados num tempo muito curto, ou seja, aproximadamente 10 (dez) meses logo após o início da manifestação dos  primeiros sintomas.

Nesse caso, podemos concluir, de acordo como o que o gráfico aponta, que o casal possui 35 anos de idade e que essa idade não é indicativo de que esses indivíduos possuam o alelo dominante,  que imponha a presença da doença neurodegenerativa.

O cruzamento é feito da seguinte forma:

P: aa × aa

G: a a

F: aa

Com issom a probabilidade de um filho do casal expressar a doença é de 0%.

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/12973608

Anexos:
Perguntas similares