• Matéria: Biologia
  • Autor: gabrielmamprin
  • Perguntado 7 anos atrás

para que serve os Lisossomos, centríolos, ribossomos, mitocôndrias, retículo endoplasmático e complexo golgiense.


gabrielmamprin: olha a matéria e ciências
gabrielmamprin: so que n tinha a opção ciências foi mal galera de biologia
gabrielmamprin: ):

Respostas

respondido por: raissamaraba240303
4

Lisossomos:

sua função é digerir moléculas orgânicas como lipídios, carboidratos, proteínas e ácidos nucleicos (DNA e RNA).

Centríolos:

Os centríolos são organelas formadas por microtúbulos que vão ajudar os cromossomos a se separarem na hora da divisão celular (mitose e meiose). Auxilia na locomoção de algumas células.

Ribossomos:

são pequenas estruturas em forma de grânulo. São encontradas tanto em indivíduos eucariontes quanto procariontes (não possuem a carioteca). A sua presença é muito importante, uma vez que ela atua no controle e regeneração das células.

Mitocôndrias:

Elas realizam a respiração celular e produzem grande parte de energia (ATP) essenciais para manter o funcionamento das células.

Retículo endoplasmático rugoso:

O Retículo Endoplasmático Rugoso (RER) recebe esse nome devido a sua estrutura rugosa e a presença de vários grânulos (ribossomos), além disso possui um formato achatado. A sua principal função é fazer a sintetização de proteínas e transportá-las para outros locais fora da célula. Já os ribossomos irão sintetizar as proteínas que serão utilizadas no interior da célula.

Retículo endoplasmático liso:

O retículo endoplasmático liso possui a função de sintetizar lipídeos, a exemplo dos fosfolipídios, óleos e esteroides (incluindo os hormônios sexuais estrogênio e testosterona), promovendo a desintoxicação da célula. Além disso, ele desempenha outra função importante que é o metabolismo celular e a quebra do álcool presente no corpo de quem ingere bebida alcoólica.

Complexo de Golgi:

armazena, modifica e exporta as proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e realiza a função de sintetizar carboidratos do tipo polissacarídeos. Essas proteínas sofrem a reação da adição de um açúcar (glicosiladas) no retículo endoplasmático e no golgi. É assim que o processo se completa, caso contrário, essas proteínas podem se tornar inativas. Além disso, são responsáveis por produzir o acrossomo (cabeça do espermatozoide).

Perguntas similares