Respostas
Para o filósofo Karl-Otto Apel, a ética é a única resposta aos desafios da situação histórica contemporânea, que é fruto da construção cultural humana. Vivemos hoje, em uma sociedade de trabalho que vê surgir a terceira revolução industrial com a informatização da sociedade.
A ciência e a técnica se tornaram universais e a tecnologia está dando pela primeira vez à humanidade um alcance planetário, universal. A técnica permite a comunicação simultânea de todos os acontecimentos do planeta.
Porém, com a razão instrumental, onde os fins justificam os meios, vemos crescer o poder da técnica sobre a realidade, cada vez mais neutra de valores.
Surge então, um abismo cada vez maior entre os valores e os interesses, vivemos em um individualismo desinteressado, que constrói tudo egoisticamente.
Assim, segundo Apel, a situação atual está fundada por quatro vergonhas político-morais, que afetam a nossa existência:
1. Fome e miséria que conduz a morte a um número cada vez maior de seres humano.
2. Tortura e a violação da dignidade humana, sobretudo nos estados que não são de direito.
3. O crescente desemprego e disparidade na distribuição de renda e da riqueza social.
4. Ameaça de destruição da humanidade pelo perigo só em parte superado de uma guerra nucelar e de um equilíbrio ecológico.
O que Apel quer mostrar é que a situação do homem como problema ético significa que o homem possui uma responsabilidade histórica e por isso temos um problema ético, pois para o filósofo, a liberdade pressupõe responsabilidade.
Bons estudos!