Na cena I, do texto "O Noviço", destaca-se a idéia de impunidade que se mantém até os dias atuais, quando o cidadão não corresponde aos valores sociais e éticos esperados. A) Localize frases que demostram essa idéia. B) Estabeleça relação entre as ideias expressas nas frases que você localizou com situações recorrentes, nos dias de hoje, em que o homem despreza leis e valores em benefício próprio.
Respostas
Na obra O Noviço, a Cena 1 é a seguinte:
"..Qual o homem que, resolvido a empregar todos os meios, não consegue enriquecer-se? Em mim se vê o exemplo. Há oito anos, eu era pobre e miserável, e hoje sou rico, e mais ainda serei. O como não importa; no bom resultado está o mérito... Mas um dia pode tudo mudar. Oh, que temo eu? Se em algum tempo tiver que responder pelos meus atos, o ouro justificar-me-á e serei limpo de culpa. As leis criminais fizeram-se para os pobres"
a. Nota-se a ausência de valores na Cena 1 na obra porque Ambrósio primeiramente afirma que a fortuna e riqueza devem ser conquistadas por meio de diferentes ações, sendo estas éticas ou não, sendo morais ou não. Ao fim do monólogo, afirma que o dinheiro pode livrá-lo de qualquer julgamento, sugerindo que a justiça é comprável e corrupta, assim como ele.
b. A ideia de impunidade presente na obra também é identificada nos dias atuais, quando políticos, por exemplo, em decorrência do poder financeiro que apresentam, realizam atos de corrupção clara e evidente, entretanto, nem sempre são presos ou acusados por suas reais atitudes não éticas.
Sobre a obra ''O Noviço'' podemos afirmar o seguinte:
a)
Sobre a ideia de impunidade em relação aos valores sociais e éticos na sociedade, encontramos afirmativas que reforçam essa ideia em:
"Há oito anos, eu era pobre e miserável, e hoje sou rico, e mais ainda serei. O como não importa; no bom resultado está o mérito...''
Em um primeiro momento, Ambrósio afirma que a fortuna e riqueza tratam-se de conquistas que ocorrem por meio de diferentes ações, mesmo que estas fossem éticas ou não. Em contraparte, ao fim do monólogo, Ambrósio afirma que o dinheiro poderia isenta-lo de sofrer um julgamento, uma vez que a justiça é corrupta.
b)
A ideia de impunidade está presente em toda a obra, e podemos comparar as ideias apresentadas no texto com situações que ocorrem nos dias atuais.
Por exemplo, os atos de corrupção executados por figuras com alto poder aquisitivo, como é o caso dos políticos ou empresários.
Por causa da quantidade de dinheiro em poderio daquela pessoa, ocorre que se torna muito mais fácil para ela sair impune dos atos que possa ter cometido. Por isso essas pessoas nem sempre são presas ou sofrem alguma pena pelo crimes ou omissões que cometeu.
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/24776847