Na célula muscular estriada esquelética há um arranjo de filamentos de actina e demais proteínas, principalmente, a miosina. Essas estruturas interagem entre si e por fim dão origem ao movimento muscular. KAMEI, M. C. de S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: UniCesumar, 2018. 3) Diante dessas informações, descreva de forma resumida como ocorre a base da contração muscular. (mínimo 6 linhas – máximo 10 linhas)
Respostas
Resposta:
O mecanismo da contração muscular. Na contração das fibras musculares esqueléticas, ocorre o encurtamento dos sarcômeros: os filamentos de actina “deslizam” sobre os de miosina, graças a certos pontos de união que se formam entre esses dois filamentos, levando á formação da actomiosina.
1) O sarcômero:
É a unidade fundamental de contração do músculo, como mostra imagem.
Nele é onde estão as proteínas actina e miosina estão presentes. Elas interagem entre si de tal forma que, quando atraem uma à outra, diminuem o tamanho do sarcômero. Isto ocorre de uma só vez em milhões de sarcômeros e faz com que o músculo todo minua seu tamanho, processo que chamamos de contração. Este encurtamento é o causador da movimentação por estar colado aos ossos por tendões.
2) O impulso elétrico:
O que faz com que as proteínas ganhem atração é o impulso elétrico enviado pelo sistema nervoso. Ele abre canais de cálcio e é o cálcio que faz ligações entre essas proteínas. Quando o cálcio sai de dentro das fibras, as proteínas perdem sua atração e desfazem sua ligação, voltando ao estado natural de relaxamento.
Leia mais em https://brainly.com.br/tarefa/21383435