No âmbito de distribuição de probabilidade com enfoque nos processos estocásticos, avalie as afirmações I, II e III: I. Uma distribuição de probabilidade pode ser entendida como a relação entre um determinado valor da variável em estudo com a probabilidade desse valor ocorrer. II. As distribuições de probabilidades podem ser contínuas ou aleatórias. III. As unidades de medida, por exemplo, a massa, a temperatura e o comprimento são exemplos de variáveis contínuas, pois podem assumir qualquer valor, inclusive fracionado, dentro do intervalo analisado. Considerando as afirmações I, II e III, assinale a alternativa correta. a) Somente a I é correta. b) Somente as I e II são corretas. c) Somente a II é correta. d) Somente as I e III são corretas. e) Somente a III é correta.
Respostas
Somente as afirmativas I e III estão corretas (letra d)
A primeira e terceira alternativa estão corretas, então não há muito o que falar sobre elas já que uma distribuição de probabilidades relaciona a probabilidade P(x) do valor x ocorrer (portanto P(x) é função de x). Além disso, existem valores contínuos de probabilidade como é o caso de temperatura e altura.
Mas a afirmativa II está errada.
O contrário de contínuo não é aleatório, mas sim discreto.
Portanto existem probabilidades continuas e probabilidades discretas.
Uma variável é discreta se ela for representada por saltos tipo degraus.
exemplo são os números naturais (1,2,3,4,5,6,...) onde não existe por exemplo.
Nestescasos, nunca existirá valores fracionários de medidas
Um exemplo é o número de pessoas que compraram um carro.
É impossível comprar meio carro ou que meia pessoa compre um carro. Não faz sentido.
portanto a medida dará algo como 144 pessoas compraram um carro.
Entretanto, repare que a probabilidade será um número fracionário.
suponha que entre 1000 pessoas, temos 144 compradores de carro. então a probabilidade de escolher um comprador de carro ao acaso será 14,4%