• Matéria: Informática
  • Autor: joelsonmoraes2009
  • Perguntado 7 anos atrás

Vamos iniciar a discussão sobre a origem da Linguagem de Modelagem Unificada (Unified Modeling Language – UML).

Segundo Pressman e Maxim (2016, p.16) “os métodos da engenharia de software fornecem as informações técnicas para desenvolver softwares. Os métodos envolvem uma ampla variedade de tarefas, que incluem: comunicação, análise de requisitos, modelagem de projeto, construção de programa, testes e suporte. Os métodos da engenharia de software se baseiam em um conjunto de princípios básicos que governam cada área da tecnologia e incluem atividades de modelagem e outras técnicas descritivas.”

A UML foi criada a partir da fusão de três principais métodos de desenvolvimento orientados a objetos, dos autores – Grady Booch, James Rumbaugh (OMT- Object Modeling Technique) e Ivar Jacobson (OOSE – Object-Oriented Software Engineering).

Referência: PRESSMAN, R.; MAXIM, B.. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 8 ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.

Considerando a vasta literatura sobre a UML, descreva um breve texto, indicando exatamente qual foi a contribuição dos métodos de Booch, Jacobson e Rumbaugh na constituição da UML e de suas técnicas de modelagem.

Observação: Não esqueça de indicar as referências bibliográficas (conforme as normas da ABNT) que adotou para embasar a sua descrição

Respostas

respondido por: henriquec1001
0

O método de Booch trata-se de uma técnica de programação orientada  a objeto, que tem por objetivo providenciar uma notação e um processo de desenvolvimento.

De forma a evidenciar o aspecto de comunicação entre  a fase de análise e desenho de um sistema de software.

O método de Jacobson divide o desenvolvimento de software em processo, de forma a significar que a correção do sistema é verificada de acordo com a sua especificação.

O método de Rumbaugh é voltado para teste de modelos, baseado nas especificações da análise de requisitos do sistema.

Entre esses três métodos tem-se uma interseção: UML.

Sendo esta a linguagem utilizada para elaboração da estrutura de projetos de software, sendo empregada nas seguintes vertentes:

  • visualização;
  • especificação;
  • construção;
  • documentação de artefatos.

Bons estudos!

Perguntas similares