• Matéria: História
  • Autor: Edilainyalvees
  • Perguntado 7 anos atrás

No seu refugio da Inquisição, Lutero traduziu a bíblia para o alemão, e posteriormente essa tradução foi impressa por Gutenberg, espalhando-se pela Alemanha. Apesar de serem poucos os letrados, esse evento ampliou o acesso a Bíblia, oportunizando a interpretação individual desse texto. Diante desta afirmação,relacione:

A)as caracteristicas da mentalidade renascentista e os questionamentos de Lutero
B) O papel da invenção de Gutenberg para que a ação de Lutero não fosse apenas um ato isolado e se transformasse em um movimento
C) Na Inglaterra, a reforma não trouxe liberdade religiosa. Em 1534, o parlamento, votou o ato de supremacia que dizia que os ingleses deveriam jurar se submeterem ao anglicanismo, caso contrario seriam perseguidos.

Respostas

respondido por: thaynnaba
177

Sobre os aspectos da reforma protestante temos que uma das principais medidas de Lutero foi a tradução da bíblia para o alemão que possibilitou que muitas pessoas pudessem ler.

Veja que sua ideia era reformar a igreja para que ela fosse mias próxima de Deus e dos homens

Atrelado a isso ainda temos a invenção da imprensa por parte de Gutemberg que possibilitou que os livros da bíblia se tornassem muito mais baratos e acessíveis.

Importante notar ainda houveram movimentos contra a reforma de uma forte base de intolerância religiosa.

espero te ajudado!


Yuninha2004: Poderia ter deixado os tópicos mais explícitos ...
mirella4445: E a b?
ckaryna20: qual é????
ckaryna20: A, b Ou c ???????
gabriellakensuly567: resposta é a B gente
kesleyreinke24: nao é de alternativa, é para responder A,B,C e D
respondido por: buomi
208

Resposta:

a) O Renascimento tem como característica o estímulo ao pensamento crítico pautado no pensamento mais associado à racionalidade, negando o domínio intelectual por parte de determinados grupos.

Neste sentido, podemos entender que Lutero, ao defender que a Bíblia fosse lida e interpretada por cada cristão, estava propondo uma ascensão da autonomia dos indivíduos, também sugerida pelos Renascentistas, de modo a que todos pudessem ser, independemente das ordens da Igreja, pessoas conscientes de seu lugar no mundo.

b) Gutemberg foi o principal responsável pela invenção da imprensa que tinha como principal objetivo distribuir de forma mais facilitada exemplares de qualquer livro que se desejasse.

Nesse sentido, temos que tal fator foi fundamental para que houvesse uma maior quantidade de pessoas com acesso a bíblia, por exemplo, que foi traduzida para o alemão por Lutero.

Logo, sem a imprensa, o movimento reformista teria tido pouco alcance, dada  a distribuição de suas obras.

c) O Anglicanismo surgiu em 1534, por meio de uma iniciativa do então rei da Inglaterra, Henrique VIII, de se afastar da Igreja Católica por razões políticas, econômicas e pessoais.

Henrique VIII, que governou a Inglaterra depois de um período bastante conturbado da sua história, com a guerra entre as casas de Tudor e Lancaster, estava casado com uma mulher estéril, e temendo não deixar filhos (o que causaria novas disputas políticas) decidiu divorciar-se.

Como a Igreja Católica não permitia o divórcio, decidiu expulsá-la do país e fundar uma "nova" Igreja (a Anglicana), que permitisse a prática e que fosse controlada pelo Rei, tendo sido esta igreja razoavelmente bem aceita pela população.

só juntei as respostas que achei aqui pelo site mesmo, espero que sirva.

Perguntas similares