EXERCÍCIOS
1) Sabe-se que o chamado latim vulgar era uma língua viva, essencialmente falada ao longo dos séculos nas diferentes regiões do Império Romano, questiona-se:
a. De que maneira podemos conhecer esse latim?
b. Em que se distinguia do latim literário?
2) Apresente evidências lexicais que confirmem a afirmação: “É no latim vulgar que têm origem as línguas românicas”.(CARDEIRA 2006, p. 21).
3) Quais as ações dos romanos para impor sua cultura e sua língua aos territórios conquistados? Cite duas delas.
4) Explique de que modo a Reconquista contribuiu para a expansão do galego-português em território português.
5) Explique a origem do morfema “a” como característica do feminino em português.
6) Fale sobre a invasão dos árabes na Península Ibérica, focalizando:
a)O aspecto lingüístico;
b) O aspecto cultural;
c)O período de abrangência;
d)A relação dos mouros com os peninsulares.
Respostas
1.
a) Devido a falta de interesse dos escritores latinos em demonstrar as expressões da plebe em suas obras, o latim vulgar será melhor conhecido através dos trabalhos dos gramáticos; obras dos comediógrafos, uma vez que estas apresentam em cena pessoas do povo falando; pelas poucas inscrições deixadas pelos artistas plebeus; ou ainda através dos erros de alguns escritores.
b) O latim vulgar possui algumas características específicas que o diferencia dos demais, tais como a ausência de escrita e a abertura à todas as influências, visto que tratava-se de uma soma das linguagens de todas as camadas mais populares da sociedade.
2.
Como latim vulgar tratava-se de uma língua oral utilizada em todo o território, apresentava diversas variações. Isto fez com que originasse as demais línguas.
Uma evidência lexical deste fato é que no latim vulgar usava-se apalavra ''caballus''. Esta permaneceu no português com uma forma muito parecida: ''cavalo'', diferentemente do latim clássico, onde utilizava-se a palavra ''equus''.
3.
A implantação de sua civilização através da construção de escolas e a imposição de que o latim fosse utilizado como idioma oficial nas transações comerciais.
4.
A medida em que a reconquista expandia-se para o sul, expulsava os árabes e trazia colonos, o galego-português era instaurado e, desta forma, surgiam os primeiros escritos em galego.
5.
A ideia do morfema ''a'' como característica do feminino advém do galego-português, responsável pela primeira a distinção de gênero das palavras.
6.
O domínio árabe é datado do século VII d.c, estendendo-se durante sete séculos. Neste período, os mouros endossaram a península com uma expansão cultural e linguística que foi responsável pelo desenvolvimento nos campos das artes, ciências, letras, comercio e agricultura.
Embora os mouros tenham imposto o árabe como língua oficial nos lugares dominados, o romano continuava sendo falado. Isto fez com que se desenvolvesse uma serie de novas expressões, e estas foram anexadas ao latim falado.
Espero ter ajudado, bons estudos.