Em 1950, Camargo Guarnieri publicou a Carta aberta aos músicos e críticos do Brasil.Sobre esse documento, é INCORRETO afirmar queA)apresentava interesse pela formação musical dos jovens compositores.B)consideravaqueododecafonismo degenerava a identidade musical brasileira.C)expressava que o dodecafonismo aludia ao formalismo.D)foi um documento de repúdio contra a dodecafonismo e ideias veiculadas pelo grupo Música VivaE)provocou uma reação que culminou com a Semana de Arte Moderna.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
Camargo Guarnieri, na década de 1950, foi responsável por lançar uma carta aberta ao mundo da música. A ideia era questionar os modos de se fazer e de se criticar a música.
A carta, que foi publicada no jornal O Estado de São Paulo, questionava a prática de Hans-Joachim Koellreutter, baseada no dodecafonismo. Ele defendia que a técnica tradicional ainda era importante, e não apenas as inovações, como era o caso das produções feitas por Koellreutter.
O texto suscitou diversos debates.
Diante das assertivas presentes nesta questão, podemos perceber que uma delas é claramente errada, dado que a Semana de Arte Moderna não ocorreu depois da década de 1950.
E) provocou uma reação que culminou com a Semana de Arte Moderna.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás