A prática musical instrumental requer o domínio de técnicas básicas para a sua realização.Considere as seguintes afirmativas sobre as técnicas pertinentes aos instrumentos de sopro:I.Técnicas de respiração, consciência corporal e relaxamento colaboram para uma execução fluente.II.Técnicas de digitação e embocadura relacionam-se à coordenação entre sopro e dedilhado.III.Técnicas de articulação (legato, portato, stacatto e non legato) contribuem para a expressividade da interpretação.IV.A técnica vocal é fundamental para a execução do repertório camerístico barroco.Estão CORRETAS somente as afirmativasA)I e II.B)I e III.C)I, II e III.D)I, II e IV.E)II, III e IV.
#ENADE
Respostas
O aprendizado de instrumentos de sopro é um processo complexo, que demanda o desenvolvimento de uma série de habilidades nos mais variados campos, incluindo técnicas de controle corporal.
I. Técnicas de respiração, consciência corporal e relaxamento colaboram para uma execução fluente.
Correto. A compreensão do funcionamento do próprio corpo (consciência corporal) é fundamental no processo de aprendizagem e domínio técnico de instrumentos de sopro.
II.Técnicas de digitação e embocadura relacionam-se à coordenação entre sopro e dedilhado.
Correto. Além das técnicas citadas acima, ligadas ao processo de conhecimento de seu próprio corpo, o músico precisa, para dominar o instrumento de sopro, aplicar corretamente as técnicas de "pega".
III.Técnicas de articulação (legato, portato, stacatto e non legato) contribuem para a expressividade da interpretação.
Correto. Estas técnicas fecham com chave de ouro a tríade consciência corporal - técnica manual - controle de intensidade. Todos estes aspectos são fundamentais para os músicos de sopro.
IV. A técnica vocal é fundamental para a execução do repertório camerístico barroco.
Falso. O repertório camerístico barroco não exige o domínio da técnica vocal.
É correto o que se afirma em:
C) I, II e III.