O debate entre neo-institucionalistas e neo-realistas teve grande impacto sobre a disciplina de relações internacionais nos anos 80 do século passado e ainda é relevante hoje para a compreensão dos embates dessa área de estudos. Segundo os autores neo-institucionalistas, a cooperação entre Estados falha quando estes não cumprem as regras ou quando desertam para otimizar seus interesses individuais. Os neo-realistas argumentam, contudo, queA)a cooperação não é possível entre Estados que buscam maximizar seus ganhos.B)a cooperação só é possível quando existem mecanismos robustos de monitoramento.C)a cooperação só pode ocorrer entre países com regimes políticos domésticos similares.D)além do problema da deserção, deve-se considerar como obstáculo à cooperação o fato de os atores calcularem ganhos relativos e não apenas ganhos absolutos.E)o maior obstáculo a cooperação entre Estados é a ausência de uma cultura comum.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
A alternativa D) além do problema da deserção, deve-se considerar como obstáculo à cooperação o fato de os atores calcularem ganhos relativos e não apenas ganhos absolutos.
O argumento usado pelos neo-realistas estava voltado para o problema da deserção em relação aos ganhos relativos e não apenas aos ganhos absolutos.
Basicamente os neo-realistas falam que o Estado não cooperam por pensar em seus interesses próprios e não em interesses mútuos, visando apenas os ganhos próprios em relação aos demais Estados, e isso causa problemas para os que cumprem os acordos feitos.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás