Leia este trecho e analise as afirmativas a seguir:O figurino é tão vestido pelo corpo quanto o corpo é vestido pelo figurino.I.O ator deve familiarizar-se com a roupa, para encontrar o domínio cênico necessário.II.O corpo nu em cena equivale à ausência de materialidadesignificantedevidoà inexistência do figurino.III.O figurino contribui para a caracterização individual da personagem.IV.A indumentária é capaz de modificar a projeção cênica da personagem.V.O figurino é um elemento visual desconectado dos outros, ligado ao corpo do ator.Estão CORRETAS somente as afirmativasA)I, II e III.D) II, IV e V.B)I, III e IV.E) III, IV e V.C)II, III e IV.
#ENADE
Respostas
A relação do ator com seu figurino é bastante íntima. Quando está de posse dele, ele o é. Assim, podemos analisar as seguintes afirmações:
I. O ator deve familiarizar-se com a roupa, para encontrar o domínio cênico necessário.
Correto. Sem familiaridade com o figurino, o autor perde noções sobre sua flexibilidade, visual, capacidade dramática e etc.
II. O corpo nu em cena equivale à ausência de materialidade significante devido à inexistência do figurino.
Falso. A materialidade significante está também no corpo nu. Não está, é evidente, na roupa em si, mas no que se faz com a roupa ou sem ela.
III. O figurino contribui para a caracterização individual da personagem.
Correto. O figurino auxilia o público a compreender melhor os papeis distintos que os personagens realizam em uma peça.
IV. A indumentária é capaz de modificar a projeção cênica da personagem.
Correto. A projeção cênica do personagem pode ser destacada por um figurino mais destacado, ou ofuscada, caso esse seja o objetivo do figurino no seu encaixe com a peça e com o papel.
V. O figurino é um elemento visual desconectado dos outros, ligado ao corpo do ator.
Falso. O figurino faz parte do personagem e, naquele momento, faz parte do ator.
É correto, portanto, o que se afirma em
B) I, III e IV.