Respostas
Resposta:
Por que o feminismo é tão nessesario?
Apesar de todas as conquistas das mulheres nas últimas décadas, ainda vivemos em uma sociedade patriarcal e machista, em que ainda se tolera a violência contra a mulher e a ideia de que esta é inferior ao homem.
Não é raro ouvirmos comentários de que mulher não pode fazer determinada coisa por ser “coisa de menino e não de menina”. Somos, até mesmo, questionadas se nossos namorados deixam que saiamos sozinhas com as amigas ou usando roupas curtas, como se, de alguma forma, fossemos propriedades dos homens e precisássemos de autorização para fazer alguma coisa.
Não raro também ouvimos comentários que justificam a violência contra a mulher, dizendo que “se apanhou é porque fez alguma coisa”, ou que a vítima de estupro é responsável pela violência sofrida. A vítima é julgada pelo tamanho de suas roupas, pela hora que ela estava andando sozinha na rua, enquanto o seu agressor é esquecido – e, apesar de ter cometido um crime, muitas vezes não é punido.
Ainda, pode-se citar a objetificação do corpo feminino em inúmeras propagandas, onde a mulher está ali como um objeto para agradar e satisfazer o homem. Não só isso: desde meninas, somos levadas a acreditar pelos filmes e contos de fadas que uma mulher só estará verdadeiramente realizada se ela se casar e tiver filhos.
Com tudo isso, não podemos ignorar a importância do feminismo na atualidade. Ao contrário do que muitos pensam, o feminismo não é o oposto do machismo. O feminismo prega a igualdade de gênero, prega uma sociedade onde mulheres e homens tenham, de fato, os mesmos direitos. Defende o direito das mulheres de poderem andar nas ruas sem ter que ouvir cantadas desagradáveis – afinal, o corpo delas pertence somente a elas, sendo a rua pública -, defende que as mulheres possam ganhar o mesmo salário que os homens ao desempenhar a mesma função, entre outras reivindicações. O feminismo desfaz a ideia incutida pela sociedade patriarcal que mulheres devem ser rivais entre si.
O feminismo é extremamente importante para alcançar a igualdade entre os gêneros.