As mudanças ocorridas na área de Gestão de Pessoas devem-se às mudanças ocorridas no cenário mundial e às mudanças do mercado de trabalho. Ou seja, em um mundo cada vez mais sem fronteiras e incerto, o mercado de trabalho exige empresas mais flexíveis, dinâmicas e integradas. Consequentemente, muda-se o perfil profissional e a forma de gerir os recursos humanos. Entretanto, principalmente no Brasil, numa grande parcela das empresas, a área de RH continua focada nos processos de registro e controle de pessoal, sem perceber que a valorização e o desenvolvimento das pessoas pode ser um grande diferencial. Diante desse cenário, determine estratégias que o gestor de recursos humanos deve adotar para demonstrar à alta direção que se faz necessário ter um RH mais competitivo, focado em atrair, reter, desenvolver e recompensar os melhores talentos. Para isso, discorra sobre três argumentos que farão com que a empresa perceba e entenda o valor estratégico de gerir adequadamente as pessoas.
Respostas
1º) Contratação de mão-de-obra de acordo com as habilidades e competências que a empresa realmente precisa.
2º) Definição do Plano de Carreira
Isso traz mais profissionalismo para a organização e atrai profissionais com desejo de construir uma carreira. Ainda, vale destacar que o pagamento de salários e vantagens financeiras de acordo com a realidade financeira da organização.
3º) Implementação de programas de desenvolvimento e treinamentos.
Cuide-se bem!
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Espera-se que os alunos busquem exemplos de empresas lucrativas e/ou reconhecidas no mercado que tenham práticas de gestão de pessoas consistentes e tragam alguns exemplos, tais como:
Pesquisas demonstram que as empresas que valorizam as boas práticas de recursos humanos podem ter crescimento de receita até 3,5 vezes maior que o de companhias que pouco se dedicam aos conceitos do bom gerenciamento de pessoas. O mesmo se aplica às margens de lucro, que podem evoluir até 2,1 vezes mais.
As 100 melhores empresas em gestão de pessoas possuem um nível de engajamento de 83%, enquanto as demais alcançam somente 69%. Pessoas engajadas estão dispostas a permanecer na empresa e a fazer mais do que se espera dela, aumentando sua produtividade.
Além disso, a literatura sobre o tema ainda traz os seguintes argumentos:
O aumento da satisfação dos empregados pode gerar aumento da satisfação dos clientes e consequente aumento dos resultados da empresa.
O desenvolvimento de competências essenciais ao negócio aumentam os resultados dos empregados, gerando um ambiente de alta performance.
Sistemas de reconhecimento e recompensa, baseados em meritocracia, aumentam a eficiência operacional nas empresas.
Empresas que investem em um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento contínuo demonstram mais capacidade de inovação e criatividade, respondendo melhor às mudanças.
Explicação: