3)
A expressão “fontes do direito” é uma metáfora, em um primeiro plano o termo “fonte” tem um sentido de “nascente de água” para elucidar a gênese (origem) do direito, ou seja, para o direito, ir até suas fontes revela um ato parecido com o daquele que busca a nascente de um rio. O termo provém do latim fons, fontis, que implica o conceito de nascente de água. A expressão “fontes do direito” pode traduzir vários sentidos.
Sobre o tema das fontes do direito, analise as seguintes afirmativas:
I - Em uma perspectiva sociológica, a expressão fontes do direito traduz o fundamento da obrigatoriedade das normas jurídicas.
II - No âmbito político, a expressão fontes do direito traduz os órgãos e situações envolvidos na elaboração de determinada norma.
III - Em um sentido material ou instrumental, a expressão fontes do direito se refere aos textos e diplomas que contêm essas normas jurídicas.
CUNHA, Alexandre Sanches. Introdução ao estudo do direito / Alexandre Sanches Cunha. – São Paulo : Saraiva, 2012. – (Coleção saberes do direito ; 1) 1. Introdução ao estudo do direito. – Brasil I. Título. II. Série.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
a)Somente a afirmativa III está correta.
b)Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c)Somente a afirmativa I está correta.
d)Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e)Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
4)
As normas são genéricas e impessoais e contêm um comando abstrato, não se referindo especificamente a casos concretos. A composição dos conflitos, baseada na lei, é na realidade um silogismo, em virtude do qual se aplica a norma geral e prévia a um caso concreto. A premissa maior é a norma jurídica, regulando uma situação abstrata, e a premissa menor é o caso concreto. A conclusão é a sentença judicial que aplica a norma abstrata ao caso concreto.
Considerando a temática da hermenêutica jurídica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Quando o fato é típico e se enquadra perfeitamente no conceito abstrato da norma, dá-se o fenômeno da subsunção.
( ) Interpretação autêntica ou legislativa é a feita ou fixada pelos tribunais, com efeitos vinculantes.
( ) Interpretação doutrinária é a feita pelo próprio legislador, por outro ato, onde este, reconhecendo a ambiguidade da norma, vota uma nova lei, destinada a esclarecer a sua intenção.
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, volume 1 : parte geral / Carlos Roberto Gonçalves. — 10. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012.
Assinale a alternativa que contêm a sequência correta:
Alternativas:
a)V - F - F.
b)V - V - F.
c)F - V - V.
d)F - V - F.
e)V - F - V.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
3- c)
Somente a afirmativa I está correta.
4 - a)
V - F - F
Explicação:
corrigido ava
respondido por:
1
Resposta: A (V F F)
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás