Respostas
Resposta:
Como é e como funciona.
Explicação:
O racismo é uma chaga social no Brasil. Mesmo após mais de um século de abolição da escravatura, a população negra permanece, na maioria das vezes, à margem dos espaços de prestígio. A relação de exclusão com base na cor da pele está presente nos ambientes de trabalho, nas universidades, nos hábitos cotidianos. Compreender como o racismo opera no tecido social e como é possível superá-lo é, dessa forma, confrontar uma ferida que marca o país. Dizem que a primeira impressão é a que fica, certo? Claro que isso pode ser um exagero, mas é importante ter em mente que a introdução de uma redação é um cartão de visitas. É por ela que o examinador começará a avaliar o seu texto.
Redação preconceito SOCIAL:
Vivemos em uma sociedade, onde o termo “preconceito” denomina boa parte da população. Há casos em que esse preconceito é estampado e em outros em que ele se encontra mais oculto, portanto ele está ali, somente esperando uma oportunidade para se tornar explicito.
Existem muitas campanhas, palestras, e até mesmo protestos contra essa prática, portanto mesmo com tudo isto, muitas pessoas não se constrangem com esse ato tão discriminante. O preconceito em geral refere-se a várias questões: Em primeiro lugar temos o preconceito racial, que é considerado perante á lei, um crime inafiançável. Depois, temos também o preconceito á estatura física, se a pessoa é magro demais, gordo demais, baixo ou alto em demasia, verifica se, portanto, que estas pessoas fogem do padrão que a sociedade estabelece como uma vitima de bulling. Como vemos, o preconceito envolve a discriminação por meio de “Catálogos”, as pessoas se sentem intimidadas a seguir estes padrões, como se eles fossem uma espécie de “Deus”, a ser seguido, agindo dessa forma que elas próprias se discriminam.Enfim o preconceito é relativo, e contraditório, enquanto para uns, é apenas expressão de pensamento, para outros é uma prática que deveria ser abominada definitivamente. Deveríamos estabelecer novas metas, novos preceitos, e criarmos uma nova sociedade onde a “igualdade” prevaleceria acima de qualquer padrão.
REDAÇÃO SOBRE RACIAL:
O período de colonização do Brasil foi marcado por práticas violentas e consideradas, atualmente, como um crime aos direitos inerentes a todo ser humano, como foi o caso dos indígenas nativos do território e negros africanos, trazidos ao país, escravizados nos engenhos e submetidos a tratamentos degradantes e cruéis.
Mesmo após a abolição da escravatura, em 1888, por meio da Lei Áurea, não houve qualquer tentativa do Estado de inserir os ex-escravos com equidade no mercado de trabalho e garantir-lhes bem-estar social. Dessa forma, uma discriminação racista histórica persiste no Brasil contemporâneo, causando pobreza e falta de oportunidades justas a essa parcela populacional e requerendo, portanto, um combate enérgico.
Inicialmente, é por conta dessa situação histórica mal resolvida que grande parte dos indivíduos negros sofre com a pobreza no século XXI. De acordo com o IBGE, entre as pessoas mais pobres do Brasil, 3 em cada 4 são negras, revelando uma desigualdade social que torna-se, também, racial.
Diante desse cenário, há a manutenção contínua dessa conjuntura, pois, sem acesso a escolaridade, por exemplo, tal população se submete a empregos informais, abusivos ou que não são suficientes para a garantia de uma qualidade de vida digna. A partir disso, é muito presente a ideia de que a figura negra se associa à criminalidade, desconsiderando-se o fator da pobreza como impulsionador de tal contexto e, ainda, generalizando o comportamento de toda uma etnia.
Além disso, apesar das ações afirmativas aplicadas com o objetivo de garantir maior inclusão social, escolar e profissional aos negros, há resistência em aceitar figuras negras como merecedoras de reconhecimento.
ESPERO TER AJUDADO OBGD ;)ME AVALIE E AGRADEÇA PFV !