“As linhas de desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil dialogam com outras áreas do conhecimento, como [...] História, Antropologia, Sociologia e Educação Física”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte: Curitiba: InterSaberes, 2019, p.78. Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, associe corretamente as três vias do desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil às suas respectivas características: 1. Estudos socioantropológicos do futebol 2. Movimento crítico da educação física 3. Estudos historiográficos do esporte ( ) A prática esportiva era vista como uma construção social da burguesia, carregada de ideologias. ( ) Iniciou-se em 1990, nos encontros nacionais da época que eram palco de discussões sobre o fenômeno esportivo, baseado em uma visão mais sociológica. ( ) Os estudos de uma determinada modalidade esportiva serviram como base para o aprofundamento das investigações da sociologia do esporte por meio das ciências sociais no Brasil. Agora, assinale a sequência correta: A 2-3-1 B 1-2-3 C 3-2-1 D 3-1-2 E 2-1-3
Respostas
A alternativa correta é a letra D: 3-1-2
A Sociologia do Esporte tem como três vias principais no Brasil:
Estudos socioantropológicos do futebol: Período em que foram definidas as bases teóricas dessa ciência. Essa fase é marcada por unir as ciências do esporte e a sociologia.
Teoria crítica do esporte: A sociologia do esporte a partir desse viés entende o esporte como algo adquirido pela burguesia, algo que fica claro, pois o futebol antigamente era praticado somente por ricos.
Estudos historiográficos do esporte: Diz respeito que o esporte pode ser utilizado de forma individual ou coletiva para entender o passado, e a fazer questionamentos sobre o tempo.
Abraços!
Resposta:
A resposta correta é letra A
Explicação:
Toda ciência passa por um processo de amadurecimento. O mesmo é verdadeiro para a Sociologia do Esporte no Brasil e no mundo.
No caso brasileiro temos três viéses interpretativos predominantes, que podem ser chamados de: (1) Estudos socioantropológicos do futebol; (2) movimento crítico da educação física; e (3) estudos historiográficos do esporte;
A associação mais adequada a se fazer é a seguinte:
(2) A prática esportiva era vista como uma construção social da burguesia, carregada de ideologias.
(3) Iniciou-se em 1990, nos encontros nacionais da época que eram palco de discussões sobre o fenômeno esportivo, baseado em uma visão mais sociológica.
(1) Os estudos de uma determinada modalidade esportiva serviram como base para o aprofundamento das investigações da sociologia do esporte por meio das ciências sociais no Brasil.
A superação da visão ortodoxa marxista, de que o esporte é uma mera interferência burguesa na classe trabalhadora, permitiu o desenvolvimento de teorias mais aprofundadas e desconectadas de um viés preconceituoso.