Um mapa do continente africano do início do século XVIII e compare com um do final do século XIX.destaque as consequências da conferência de Berlim (1884-1885)nas fronteiras desses países
Respostas
No início do Século XVIII a presença europeia na África era limitada a acordos comerciais estabelecidos entre portugueses e alguns povos locais e colônias europeias espalhadas em alguns países, e no final do século XIX o continente estava inteiramente ocupado e colonizado por potências europeias.
A Conferência de Berlim fez com que se formassem no continente países que não respeitavam diferenças étnicas ou culturais entre os povos nativos, colocando dentro das mesmas fronteiras povos historicamente rivais, o que ajuda a explicar a situação política frágil do continente no século seguinte.
A presença europeia no continente africano durante o início do século XVIII, primeiramente se traduziu em uma série de acordos comerciais estabelecidos por algumas das potências marítimas da época. Durante o desenrolar do período até o final do século XIX, essa presença foi aumentando até estabelecerem colônias por todo o continente.
A forma de divisão geopolítica realizada pelos países europeus na África não respeitou as diferenças étnico-culturais africanas, o que gerou conflitos. Alguns povos rivais acabaram sendo alocados dentro das mesmas fronteiras e as disputas já estabelecidas só se reavivaram. Algumas perduram até os dias atuais e podem ser vistas nos noticiários devido a ataques e golpes de estado, que demonstram a fragilidade do sistema político implantado no continente.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/18226074